8 fenômenos naturais mais belos

0

Nosso planeta proporciona fenômenos naturais de tirar o fôlego, onde a beleza e a raridade com que esse eventos ocorrem fazem deles ainda mais incríveis.

Seja no céu ou nos mares, esses show da natureza encantam e atraem milhares de turistas aos locais em que são frequentes.

Listamos 8 fenômenos naturais considerados os mais belos da Terra:

1 – Migração das borboletas monarcas

migracao-borboletas-monarcas

Nos Estados Unidos, por volta de outubro, quando as temperaturas diminuem, milhões de borboletas monarcas iniciam uma longa viagem rumo ao México em buscas de locais mais quentes.

As borboletas percorrem cerca de 4.000 quilômetros, criando um verdadeiro espetáculo colorido no céu.

2 – Nuvens estratosféricas polares

nuvens-estratosfericas-polares

Essas nuvens se formam a uma altitude de 15.000 a 25.000 metros, na estratosfera.

Esse acontecimento é raro e geralmente é só pode ser observado nas zonas polares, mais especificamente nos meses de inverno, quando a temperatura cai de forma drástica.

Curiosamente, o efeito multicolorido se deve ao buraco na camada de ozônio.

3 – Círculos desenhados no fundo do mar

circulos-desenhados-fundo-mar-yoji-ookata

Círculos no fundo do mar que parecem desenhos feitos em plantações chamaram a atenção do fotografo japonês Yoji Ookata durante um mergulho.

Ao levar uma equipe de filmagem para o fundo do mar, o fotógrafo descobriu que o artista que criava os desenhos era um peixe baiacu com suas barbatanas.

Os desenhos são uma forma do peixe atrair as fêmeas de sua espécie.

4 – Chão de estrelas

chao-estrelas-ilhas-maldivas

Também chamado de bioluminescência, este fenômeno é a transformação da energia química em luz.

O fenômeno pode ser visto nas Ilhas Maldivas, onde milhares de pontos luminosos são causados pela luz neon emitida por fitoplânctons.

A produção de luz se dá pelo mesmo processo pelo qual os vaga-lumes emitem pontos de luz à noite.

5 – Relâmpagos de Catatumbo

rio-catatumbo

Na Venezuela, no Rio Catatumbo, acontece uma tempestade de raios que impressiona os turistas que visitam o local.

Durante aproximadamente 160 dias por ano, por cerca de 10 horas diárias, mais de 280 descargas elétricas por hora compõe a tempestade de raio.

6 – Deserto de sal

salar-de-uyuni

Imagine andar sobre um extenso espelho que reflete o céu. É essa sensação que se tem no deserto de sal, um local constituído de crostas de sal, que tiveram origem há milhares de anos a partir de mares e lagos.

O “Salar de Uyuni“, na Bolívia é um dos mais conhecidos, mas há desertos semelhantes da Argentina, Chile, Estados Unidos, Tunísia e Namíbia.

7 – Lago rosa

lago-hilier

O Lago Hillier está localizado em Middle Island, o maior conjunto de ilhas que compõem o Arquipélago de Recherche, na Austrália.

Considerada uma das maravilhas naturais do país, o lago possui uma coloração rosa permanente. Ainda que a água seja recolhida em um recipiente ela continua sendo rosa.

O lago possui aproximadamente 600m de comprimento. Ao seu redor há uma borda de sal branco e uma floresta densa que separa o lago do Oceano Antártico.

A razão da água ser rosa se deve a baixa concentração de nutrientes e o crescimento de algas e bactérias.

Na Austrália, há pelo menos cinco lagoas rosa, como a Pink Lake, Hutt Lagoon, Field of Pink Lakes e o Quairanding Pink. Todos essas estão localizadas na Austrália Ocidental.

8 – Aurora boreal

aurora-boreal

A Aurora Boreal, também chamada de Aurora Polar, é um dos mais belos fenômenos naturais, que só ocorre em áreas polares e, até onde se sabe, também em Júpiter, Marte, Saturno e Vênus.

O espetáculo de luzes e cores pode ser visto, em geral, nos meses entre março a abril e setembro a outubro.

A aurora boreal acontece em virtude do impacto das partículas de vento solar com a alta atmosfera terrestre, que são canalizadas pelo campo magnético da terra.

O evento natural pode resultar em pontos luminosos, rios, ou cortinas de cores no sentido horizontal.

As cores variam de verde, rosa, roxo, amarelo e entre outras.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com