A mente possui o controle de todo funcionamento do corpo humano. Infelizmente, condições anormais ligadas as transtornos psicológicos afetam o pensamento, o humor e o comportamento.
Em certos casos, os distúrbios psicológicos levam o indivíduo a realizar ações que afetam negativamente a vida deles. São situações tão incompreensíveis e bizarras que acabam comprometendo a vida social do indivíduo portador.
Fizemos uma lista com 9 transtornos psicológicos estranho e raros. Confira:
1 – Síndrome da mão alheia
Desordem psicológica raríssima em que membros dos portadores (pernas ou mãos) agem de forma involuntária e inconscientemente. Nesses episódios é comum, por exemplo, a pessoa se dar um tapa no rosto sem o consentimento do ato.
Trata-se de um problema relacionado aos hemisférios cerebrais, que comandam os movimentos. Por isso, pacientes que foram submetidos a cirurgias na região tendem a sofrer com a síndrome.
2 – Síndrome de capgras
É caracterizada por um delírio raro na qual o portador acredita que um parente ou uma pessoa próxima não é ela mesma e sim um impostor que está se passando por ela.
A vítima sente constantemente perseguida pelo seu impostor imaginário. Alguns especialistas acreditam que este é mais um sintoma de alguma doença de ordem psicológica, como esquizofrenia, do que uma síndrome isolada.
3 – Síndrome de Münchhausens
É um considerado um transtorno psicológico factício, isto é, o indivíduos sabem que não possui doença alguma, entretanto finge ter para chamar a atenção dos seus familiares e conhecidos.
Diferentemente do hipocondríaco, que acredita estar doente, ele tem consciência de que está saudável.
4 – Tricotilomania
É um transtorno psicológico na qual o paciente arranca os próprios cabelos por impulso.
Normalmente, são arrancados os fios do couro cabeludo, entretanto cílios, sobrancelhas e pelos pubianos são também retirados. Nos casos mais graves o portador pode ficar calvo.
O distúrbio muitas vezes é decorrência de depressão e ou ansiedade.
5 – Síndrome de Diógenes
Diógenes foi um filosofo grego que optou por viver nas ruas de Atenas como um mendigo. Ele guardava no barril onde dormia vários objetos sem valor.
Os portadores da também chamada Síndrome de Acumulação possuem as mesmas características. Eles guardam em casas qualquer coisa (como lixo e sucata) e não conseguem jogar fora.
Além disso, os portadores evitam ter hábitos de higiene saudáveis, como banho e limpeza do ambiente. Alguns portadores acumulam animais.
6 – Síndrome de Cotard
A Síndrome de Cotard é uma condição psicológica raríssima e assustadora, na qual os indivíduos creem que já morreram.
Essa pessoas acreditam que seus órgãos já não funcionam e por essa razão não precisam mais se alimentar. Desse modo, eles possuem um comportamento semelhante ao que popularmente conhecemos como zumbis.
7 – Hibristofilia
É uma condição na qual há uma forte atração física por assassinos, ladrões e estupradores. É mais comum mulheres sofrerem com a síndrome.
8 – Apotemnofilia
Distúrbio psicológico extremamente raro em que os portadores não se sentem felizes e não se identificam com o seu corpo inteiro. Sentem uma vontade incontrolável de mutilar alguma parte do corpo saudável.
Em alguns casos o membro é realmente amputado. Semelhantemente, a acrotomofilia é um transtorno na qual os portadores preferem sexualmente pessoas portadoras de deficiência motora.
9 – Síndrome de Estocolmo
Em 1973, reféns por seis dias de um assalto a um banco de Estocolmo, Suécia, desenvolveram empatia pelo assaltante.
Prezaram pela segurança do ladrão, dificultaram o processo de julgamento e alguns chegaram a visitá-lo na prisão.
Foi a primeira vez que uma síndrome, na qual a vítima estabelece laços afetivos com o seu agressor, foi diagnosticada. É o mesmo caso de mulheres que são agredidas pelos maridos, mas ainda o protegem.