9 artes rupestres descobertas recentemente

0

Quando as artes rupestres são um pouco estranhas, as coisas ficam interessantes. Variando do controverso para o paranormal, alguns não são o que parecem ser, enquanto outros permanecem absolutamente inexplicáveis. Mais e mais, pinturas antigas e esculturas estão revelando os comportamentos e obsessões de culturas há muito tempo desaparecidas e, incrivelmente, até mesmo mistérios genéticos de tempos pré-históricos.

artes rupestres

Confira as 9 artes rupestres descobertas recentemente

 

9. Pintura de um nascimento

natividade neolitica

Em 2005, os geólogos fizeram uma descoberta que pertence à era Neolítica ou Paleolítica, mas ainda hoje é muito reconhecível. Em uma pequena caverna no deserto do Saara no Egito, alguém olhou para cima, e no teto havia a pintura de um provável nascimento.

A figura mostra um recém-nascido, como se fosse importante e valorizado, entre seus pais. Dois animais e uma estrela no leste completam a pintura. Os animais não são típicos de currais domésticos. Um é a representação de um babuíno, e o outro um leão que falta sua cabeça. Os pesquisadores estão intrigados com o significado da criação da tinta vermelho escuro.

8. Os locais do Sudão

locais sudao

No Sudão, 15 locais com artes rupestres antigas confundiram arqueólogos após sua descoberta em 2011. O vale do deserto de Wadi Abu Dom é gravado com esculturas de imagens únicas em quase 30 lugares diferentes. A coleção cresceu ao longo do tempo e as imagens foram feitas por diferentes artistas. Aqueles cinzelados de cerca de 1.500 anos atrás se encaixam com quando o cristianismo chegou ao Sudão: cruzes, uma igreja, e o que poderia ser até São Jorge em seu cavalo.

7. Mãos minúsculas

pequenas maos

No Saara, a “Cave of the Beasts” foi nomeada para os seres estranhos e sem cabeça pintados em suas paredes. Descobertas em 2002, as criaturas decapitadas não foram o que atraiu a atenção, mas 13 marcas das mãos de bebês. Algumas se encaixaram dentro das impressões das mãos dos adultos. Essa cena derreteu vários corações, até que um antropólogo percebeu que as mãos do bebê não estavam proporcionalmente corretas. As impressões de 8.000 anos de idade eram ainda menores que os recém-nascidos prematuros. Os dedos também eram anormalmente longos. Elas não poderiam ter sido mãos humanas.

A análise mostrou que vieram de um animal, provavelmente, a pata dianteira de um lagarto monitor do deserto. Adicionado ao mesmo tempo que as mãos, o mesmo pigmento foi utilizado para ambos. A razão por trás desta relação permanece um mistério, mas parece ter sido bastante próxima. Além de serem encontradas dentro de impressões humanas, as patas também foram encontradas dispostas em frisos, um projeto geralmente feitos por mãos humanas.

6. A Vênus de Hohle Fels

hohle fels

Ela é um tipo diferente de arte rupestre: uma estátua de marfim. A Vênus de Hohle Fels foi encontrada em uma caverna alemã de mesmo nome. A figura é um nu feminino, sem braços ou cabeça. Foi chamada de “pornografia pré-histórica”, e com 40.000 anos de idade, é também a mais antiga escultura humana.

5. Os redemoinhos escoceses

redemoinhos

A Pedra Cochno é uma rocha misteriosa encontrada na Escócia. Alguém fez alguma decoração séria nesta laje, incluindo redemoinhos geométricos conhecidos como marcas de taças e anéis. Embora não seja única, a pedra está entre os melhores exemplos desses espirais na Europa. O artefato encontrado na cidade de Glasgow foi desenterrado em 1887, mas acima do solo não era o melhor lugar para ele. Um objeto que mede 13 metros (43 pés) por 8 (26 pés) e carrega marcas engraçadas é obrigado a atrair a atenção.

Em 2016, a laje de 5.000 anos foi desenterrada, digitalizada e fotografada para melhor estudo antes de ser devolvida à Terra mais uma vez. A mensagem contida nela, se houver uma mensagem, permanece um mistério.

4. Dedos especiais

dedos especiais

Quando se trata de extremidades, as mãos não recebem toda a glória. Há mil anos, os pés eram reverenciados por uma cultura Pueblo que vivia no desfiladeiro de Chaco, no Novo México. Quer honrar suas paredes? Esqueça a compra de um Picasso. Esta comunidade tinha um traço físico especial: polidactilia, que é quando as mãos ou pés têm um dígito extra. Nem todo mundo tinha um dedo do pé adicional, mas os Chacos tiveram o maior percentual de qualquer grupo étnico, com base em um estudo de mais de 90 esqueletos.

3. Arte acústica

arte acustica

Um estudo de 2014 determinou uma ligação notável entre os rabiscos pré-históricos e o som. Essa arte é mais provável de ser encontrada em locais com uma tendência a eco alto. Além disso, muitos retratam cenas conectadas com sons estrondosos.

Mesmo quando os pesquisadores investigavam lugares conhecidos por ecos crescentes, mas sem desenhos conhecidos, eles foram recompensados com várias descobertas de artes novas em rochas. É possível que os seres humanos pré-históricos, não compreendiam totalmente a natureza dos ecos, e os viam como manifestações de algo sagrado. Um velho mito do Escudo Canadiano liga de forma interessante o espírito de uma rocha, o Memegwashio, tanto à arte das cavernas quanto aos ecos.

2. Os alienígenas de Charama

aliens de charama

Arqueólogos indianos estavam jogando as palavras “óvnis” e “alienígenas” depois de olharem para dentro de uma caverna em 2014. Na aldeia rural de Charama em Chhattisgarh (estado da Índia), os moradores estão muito familiarizados com as pinturas de 10.000 anos de idade. Seus antepassados falaram de uma lenda em que os chamados povos Rohela viriam à aldeia. Estas pessoas pequenas aterrissariam em um objeto redondo e dariam boas-vindas a alguns aldeões a bordo antes de voar outra vez. No passado, os povos tribais de Charama adoravam de verdade as pinturas.

1. Enigma Neandertal

enigma neanderthal

Na Espanha, uma caverna subterrânea está dando o que falar. Nas paredes de El Castillo estão pintados pontos e mãos. As criações avermelhadas são de mais de 40.800 anos, tornando-os a mais antiga arte da caverna conhecida. Eles podem nem sequer ter sido feito por humanos. Durante a época da criação da arte, a caverna era um bairro Neandertal, tornando possível que eles criaram as marcas históricas.

Os neandertais são vistos como uma espécie hominídea separada, mas esta arte poderia reclassificá-los como uma raça de humanos em vez disso. As dúvidas científicas sobre se os neandertais poderiam até mesmo criar arte, muito menos símbolos, estão sendo desafiadas por descobertas anteriores nos locais de Neandertais, como pigmentos, contas, esculturas e ossos decorados. A maneira como eles progrediam culturalmente era o mesmo que o homo sapiens, um forte indicador de que os Neandertais também eram humanos e não uma outra espécie hominídea.

 

FONTE



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com