As mulheres, salvo em casos de nascimento precoce do bebê, vivenciam uma gestação de 9 meses. Esse período em que o feto se desenvolve dentro seu útero pode ser passado sem grandes complicações ou vir acompanhado de cólicas, enjoos e outros sintomas, que podem fazer esse bela experiência se transformar em algo que parece interminável.
Agora imagine que no reino animal existe uma espécie cuja gestação leva quase dois anos! Isso nos faz pensar que se não fosse os animais agirem por instinto e fazer conforme a natureza manda, provavelmente muitas dessas fêmeas pensariam duas vezes antes de se dispor a ter um filhote.
Confira a seguir o Top 5 períodos de gestação mais longos de animais:
5° – Rinoceronte Negro – 450 dias
A fêmea de rinoceronte negro torna-se adulta e apta a ter sua primeira cria aos 4 anos de idade. Sua gestação pode durar até 450 dias e ela passará esse período longe do bando para poder dar à luz ao seu filhote de forma tranquila.
4° – Morsa – 456 dias
Com um dos períodos de gestação mais longos do reino animal, a morsa fêmea começa a ovular entre os 4 e 6 anos de idade. Somente após os 4 primeiros meses é que o feto passa a se desenvolver dentro de seu útero. O filhote pode levar até 456 dias para nascer.
Esse desenvolvimento atrasado do feto é uma evolução natural da espécie e tem como objetivo não atrapalhar a temporada de acasalamento.
3° – Cachalote – 590 dias
Seria de se esperar que a baleia-azul, por ser o maior animal da terra, tivesse a gestação mais longa de todas. No entanto isso não ocorre nem mesmo entre as baleias.
As fêmeas da espécie cachalote tornam-se férteis ao 9 anos de idade e seu filhote pode demorar até 590 dias para nascer. Por ser a maior baleia com dentes, é normal que essa espécie leve um tempo maior para se desenvolver.
2° – Elefante Asiático – 617 dias
Um coisa que pode ser observada é que o tamanho do animal tem certa relação com o seu tempo de gestação. Talvez por essa razão a fêmea de elefante asiático tenha que esperar 617 para ver o seu belo filhote nascer.
Após 19 meses o filhote (ou os filhotes, se forem dois) já está completamente desenvolvido no útero. No entando, permanecerá lá pelo resto do período para que possa aumentar de tamanho e nascer saudável.
1° – Elefante Africano – 645 dias
Vendo o segundo colocado, não é surpresa que seu primo elefante africano esteja nesta lista. A fêmea de elefante Africano passa incríveis 645 dias, quase dois anos, em período de gestação!
Maior animal terrestre, esta espécie possui algumas diferenças em relação ao elefante indiano. Suas orelhas são maiores maiores, possui apenas três unhas nas pastas traseiras (ao invés de quatro) e as presas de marfim são mais longas (as fêmeas de elefante indiano não possuem presas).
Os elefantes africanos são maiores e mais pesados, o que justifica os dias a mais para seu nascimento.