A função das escadas é conectar espaços de diferentes níveis. Elas estão presentes nas construções arquitetônicas há muitos anos.
Atualmente, há uma tendência da engenharia em evitar os declives longos, já que nem sempre é uma opção fácil e muitas vezes inviável para cadeirantes.
No passado as escadarias foram muito utilizadas. Algumas se destacam por pertencerem a um belo conjunto arquitetônico, tornando-se pontos turístico, como as escadarias de Santa Tereza no Rio de Janeiro.
Outras escadas pelo mundo chamam a atenção devido a uma peculiaridade bizarra ou por que a dificuldade em encará-las é praticamente uma aventura. Já outras escadas sinistras possuem formatos sem aparente explicação. Confira:
1 – Montanhas Taihang – China
Na China, o topo das montanhas Taihang oferece o deslumbramento de uma bela paisagem, entretanto era um ponto turístico de difícil acesso. Então, criaram uma escada para que não fosse preciso realizar escaladas, mas que ao mesmo tempo oferecesse uma sensação de aventura.
A solução foi uma escada de cerca de 91 metros em formato espiral. Para subir é preciso assinar um termo de compromisso, ter menos de 60 anos e, claro, estar em ótima forma física.
2 – Poço Chand Baori – Índia
As escadas do poço Chand Baori, na cidade indiana de Abnaheri, parecem flutuar de tão simetricamente que estão alinhadas. São 3.500 degraus com uma profundidade equivalente há cerca de 13 andares.
O poço foi construído entre os séculos VIII e IX e foi durante muitos anos a principal fonte de abastecimento de água para a região. Atualmente, apesar da sua água ser imprópria para o consumo, as escadas tornaram o local um marco arquitetônico.
A Tiger and Turtle – Magic Mountain é uma escultura mista de escada e montanha russa. A obra foi idealizada pelos artistas Heike Mutter e Genth Ulrich e foi construída no alto de um morro em Duisburg, cidade da Alemanha.
A parte mais alta da escada de aço possui 21 metros e é possível andar sobre os degraus, exceto na parte do looping.
4 – Monte Huashan – China
O Monte Huashan é uma montanha sagrada taoista na China e também uma das atrações mais famosas e perigosas do país. As escadas são muitos íngremes e são formadas por curtos degraus esculpidos nas pedras. Além das escadas, é preciso encarar pontes em precipícios e passagens de madeiras que contornam as montanhas.
Estima-se que cerca de 100 pessoas morrem por ano tentando realizar o percurso. No topo há um templo budista.
5 – Oaxaca – México
Essas peculiares escadas estão presentes no jardim do Centro de Las Artes de San Agustín da cidade Oaxaca, no México. O local era uma antiga fábrica de tecelagem fundada em 1880.
6 – Templo Angkor Wat – Camboja
As escadarias do Templo Angkor Wat no Camboja são fortemente inclinadas. Segundo a tradição local, elas foram projetadas desse modo para mostrar aos fiéis o quão difícil é alcançar os céus. Além de serem quase 70% inclinadas, os degraus são tão estreitos que é preciso se apoiar durante o percurso.
7 – Museu de Arte da Filadélfia – Estados Unidos
As escadarias do Museu de Arte da Filadélfia, Estados Unidos, ficaram famosas ao aparecer em uma cena do filme Rocky. O personagem Rocky Balboa estrelado por Sylvester Stallone aparece correndo os degraus de pedra.
Em 2005, durante uma exposição de Salvador Dali, o museu pintou uma imagem do artista surrealista sobre os 72 degraus.