Há milhões, e até mesmo há milhares de anos, além dos dinossauros viveram diversas espécies de animais pré-históricos, algumas tão grandes quanto.
Você já imaginou uma centopeia gigante, uma cobra de mais de 1 tonelada ou um tubarão com dentes em formato de serra espiral?
Sim. Tudo isso já viveu em nosso planta. Conheça agora 7 animais pré-históricos gigantes:
1 – Titanoboa Cerrejonensis
A Titanoboa cerrejonensis viveu no período Paleoceno, há aproximadamente 60 milhões de anos atrás.
Trata-se de uma serpente gigante, cujos fósseis foram encontrados nas florestas tropicais da América do Sul. O animal chegava a medir mais de 10 comprimento, e pesava mais de 1 tonelada.
Essa cobra comia tudo que encontrava pela frente e, pelo seu tamanho, não possuía muitos predadores.
2 – Arthropleura
Este seria uma espécie de centopeia gigante.
O Arthropleura era um artrópode que chegava a medir três metros de comprimento.
Não se sabe ao certo do que esse animal se alimentava. Acredita-se que ele era herbívoro, entretanto, ele possuía uma mandíbulas semelhante a de carnívoro.
Ele viveu há 330 milhões de anos atrás, no período Carbonífero.
3 – Platybelodon
Estes animais pré-históricos eram bastante semelhantes a um elefante moderno. A diferença mais evidente é a mandíbulas inferior, mais protuberante.
Eles viveram na África, Ásia e Europa a cerca de 23 milhões de anos atrás, durante o Mioceno.
O Platybelodon era um mamífero herbívoro, assim como seus parentes elefantes.
4 – Megatério
O nome significa “Besta Gigante”, mas Trata-se de uma Preguiça de Gigante que viveu do período Plioceno até o Pleistoceno, há aproximadamente 20 mil anos.
Este animal vivia na América do Norte e do Sul e seu tamanho correspondia ao de um elefante de porte médio. A preguiça gigante se alimentava de folhas.
Apesar do tamanho, os Megatérios eram alvos de muitos pedradores, pois possuíam um comportamento pacífico. Dentre esses predadores estavam: ursos, grandes felinos, lobos e marsupiais carnívoros.
5 – Odontochelys
Esta é a espécie mais antiga de tartarugas já conhecidas. Estima-se que estes animais pré-históricos viveu há cerca de 220 milhões de anos atrás.
Essas tartarugas não possuíam uma carapaça sólida, tendo apenas o plastão desenvolvido plenamente na barriga.
Os primeiros fósseis da Odontochelys foram encontrados na China e podem ser a explicação de como as carapaças das tartarugas que conhecemos hoje evoluiu.
6 – Chalicotherium
O Chalicotherium era um mamífero que se assemelhava a um cruzamento de um gorila com um cavalo.
De membros forte e garras afiada, os Chalicotherium viviam na Ásia, África e Europa no período Baixo Piloceno, há cerca de 1,8 milhão a 11.000 anos.
7 – Helicoprion
O Helicoprion foi uma espécie de tubarão pré-histórico que viveu nos oceanos no período Carbonífero tardio, por volta de 280 milhões de anos atrás, sendo extinto no início do Período Triássico, aproximadamente 225 milhões de anos atrás.
Este peixe cartilaginoso era carnívoro e tinha uma dentição arranjada em formato de espiral, similar a uma serra circular.
Os fósseis da mandíbula, e só esses, foram encontrados em Utah, Idaho e Wyoming, nos Estados Unidos.