Durante as Olimpíadas, os olhos do mundo estiveram voltados para o Brasil. Não foram só os jogos que estiveram nos noticiários, o brasileiro e seus costumes também ganharam as manchetes dos jornais internacionais.
Hábitos que são corriqueiros para nós geraram um choque cultural nos estrangeiros e foram assuntos nas redes sociais. São coisas banais para nós, mas que podem parecer estranhas para quem é de fora.
A imprensa americana, foi a que mais se mostrou chocada com os nossos costumes, citando os nossos biquínis e sungas, as novelas e até o nosso singelo cafezinho.
Confira 6 costumes brasileiros que os gringos estranham:
1 – Sunga na praia
Homens usando sungas na praia foi provavelmente uma das maiores polêmicas.
Uma matéria curiosa feita por uns dos maiores jornais dos Estados Unidos, o The Wall Street Journall, deixou claro como eles ficaram em choque com a sunga dos brasileiros, que nos EUA é apenas usada nas competições de natação.
Intitulado “Nativos desfilam com suas sungas nas praias do Rio”, o artigo aponta que os brasileiros não se restringem a usar a sunga no mar. Os americanos acreditam ser mais estranho ainda usá-las durante a prática de esportes na areia e em caminhadas no calçadão.
A matéria também fez menção ao tamanho dos biquínis das brasileiras, que é menor do que o padrão norte-americano e europeu.
2 – Jogar papel higiênico usado no lixo
Outro motivo de estranheza para os gringos é a forma como os brasileiros descartam o papel higiênico ao usar o banheiro.
Enquanto na Austrália e em muitos países da América do Norte, o papel é descartado dentro do próprio vaso sanitário, aqui no Brasil, o descartamos no cesto de lixo. Vale lembrar que em países como o Japão, é comum o uso de bidê ao invés do papel higiênico.
3 – Biscoito de Polvilho
O jornal The New York Times tocou em assunto delicado quando avaliou que o tradicional Biscoito de polvilho, mais especificamente o biscoito Globo, era na opinião dos americanos, apenas “ar transformado em bolacha, em forma de anel”.
Os cariocas ficaram tão ofendidos pela critica à sua iguaria, que alguns chegaram a trocar a foto do perfil pela imagem da embalagem do biscoito.
4 – Novelas
“Quando as Olimpíadas começarem no Rio, os olhos do mundo vão estar assistindo o Brasil. Os olhos do Brasil, enquanto isso, vão estar assistindo Camila Pitanga.” Assim, o The New York Times abriu uma matéria publicada no dia 10 de junho.
Essa crítica pode chocar, mas o fato é que até mesmo aquela considerada a paixão nacional, o futebol, precisa se adequar para não atrapalhar os horários das novelas da principal emissora do país.
A matéria cita ainda que o costume de assistir as novelas faz parte do dia a dia do brasileiro, sendo considerado parte da rotina.
5 – Cafezinho
Um dos maiores costumes brasileiros, o cafezinho, também ganhou um destaque surpreendente na imprensa internacional. O café oferecido de graça em copos plásticos foi alvo de estranheza dos gringos.
O jornalista canadense Scott Stinson publicou uma foto ironizando o tamanho dos cafés, em seguida, recebeu diversos comentários de brasileiros defendendo a bebida.
A repercussão foi tão grande que o jornalista deu uma entrevista sobre a polêmica depois. “As pessoas têm sentimentos fortes sobre café aqui” comentou Stinson.
6 – Torcida vibrante
A energia da torcida brasileiras pode ser sentida durante as Olimpíadas e foi muito comentada pelos gringos. Os brasileiros mostraram um amor fervoroso à pátria nas arquibancadas, o que deixou árbitros e atletas de outros países irritados.
Independente do esporte, a torcida fez barulho e não deixou de apoiar o atleta nacional. A imprensa internacional ponderou que os brasileiros não demonstram etiqueta em eventos do tipo e que o comportamento é sempre o de uma enlouquecida torcida de futebol.