Paradoxalmente, as mentes mais extraordinárias pertencem às pessoas que possuem sérios problemas mentais e ou motores. Quando na condição de autistas, essas pessoas são conhecidas como savants (sábios em francês), condição raríssima que desafia o entendimento científico sobre a mente humana.
O savantismo, descrito também como síndrome do sábio e síndrome do idiota-prodígio, é manifestado com pessoas que já nasceram com déficit mental e naqueles que sofreram acidentes e tornaram-se incapacitados.
Os savants ou savantistas possuem superpoderes como fazer complexos cálculos matemáticos de cabeça, reproduzir objetos e músicas após o primeiro contato e memória extraordinária.
Conheça esses gênios que intrigam a ciência:
1 – Leslie Lemke – Músico
Leslie Lemke (1952-) foi abandonado pela mãe, porque nasceu com graves problemas e precisou ter seus olhos removidos. Felizmente, ele foi adotado por uma enfermeira.
Ele teve dificuldades para aprender a engolir e só aprendeu a andar aos 15 anos. No ano seguinte, mostrou uma extrema capacidade para reproduzir músicas perfeitamente após ouvi-las uma única vez. Realizou concertos ao redor do mundo.
2 – Alonzo Clemons – Artesão
Quando era criança Alonzo Clemons sofreu um acidente que mudou a sua forma de pensar e agir. Tornou-se incapaz de se alimentar e amarrar os cadarços, entretanto desenvolveu a capacidade de esculpir qualquer coisa com extrema perfeição, incluindo fibras musculares. Para isso, ele só precisa ver uma vez o que lhe servirá de inspiração.
3 – Kim Peek – Computador Humano
Kim Peek (1951 – 2009) é conhecido como “Kimputer” devido a sua habilidade de memorização extraordinária. Ele leu mais de 12.000 livros e era capaz de recordar tudo sobre cada um deles. Gastava cerca de 3 segundos para ler duas páginas, cada olho lia uma página.
Ele recordava-se de todas as músicas escutadas e dominava 15 diferentes áreas, de história à esportes. Porém, quando criança os médicos disserem ao pai de Kim para abandoná-lo, pois ele não conseguiria aprender, a sua dificuldade está em realizar atividades motoras básicas.
Kim foi a inspiração para o filme Rain Man, interpretado por Dustin Hoffman que recebeu Oscar de melhor ator pelo seu papel.
4 – Ellen Boudreaux – Sonar Humano
Ellen Boudreaux (1957-) é cega e autista, mas possui as mesmas habilidades musicais excepcionais de Leslie Lemke.
Além dessas habilidades possui dois outros poderes não usuais. Ela é capaz de precisar as horas e minutos sem nunca ter viso um relógio e sem nunca ter recebido explicações sobre o tempo.
Ela também é capaz de se locomover sem esbarrar em objetos devido a um barulho que emite com a boca, como um sonar humano.
5 – Daniel Paul Tammet – Excepcional/h2>
Daniel Paul Tammet (1979-) é o único savant que consegue explicar aos cientistas como é o seu processo mental.
Ele imagina todos os números entre 0 e 10 mil e para cada um cria uma identidade própria. Ao fazer um cálculo, ele aproxima mentalmente as formas criadas e imagina como preencher os espaços vagos. Assim, deduz qual forma se encaixa melhor.
Daniel é autista, possui sinestesia (mistura os sentidos) e quando criança sofria com crises de epilepsia. Hoje, ele é aparentemente normal, mas já relatou em sua autobiografia que ele aprendeu e se esforça para fazer atividades normais, como não ocupar espaços alheios ou a olhar as pessoas nos olhos. É recordista de memorização do Guiness Book por ter recitado 22.514 números pi.
Línguas é outra área em que ele se sobressai, domina 11 idiomas, inclusive o islandês, apontado como difícil até pelos nativos. Além disso, criou o seu próprio idioma e atualmente leciona aulas no método que criou para ensinar línguas.
6 – Jedediah Buxton – Calculadora Humana
Um dos primeiros registros de savantismo diz respeito ao britânico Jedediah Buxton (1707-1772).
Ele não sabia ler, não entendia de ciência e muito menos de história, entretanto era superdotado na matemática. Tudo o que via associava à números. Seus superpoderes incluíam fazer cálculos mentais com até 39 dígitos e precisar áreas apenas andando por elas.
Buxton ficou conhecido como “Calculadora Humana”.
7 – Mary Temple Grandin – Doutora em Zootecnia
Mary Temple Grandin (1947-) é uma savant autista e uma renomada professora de zootecnia da Universidade do Colorado (EUA). Ela revolucionou a forma de tratamento racional de animais vivos em fazendas e abatedouros e é referência no manejo pecuário.
Em 2010 ela foi apontada pela revista Times, na categoria Heróis, como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.