O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma atração sem igual no Brasil, devido sua paisagem paradisíaca e variedade de biomas. É o destino nacional perfeito para aqueles que buscam aventuras e lazer.
Localizado no estado do Maranhão, Nordeste brasileiro, o parque de beleza natural surpreendente é uma unidade de conservação de proteção integral a natureza. O parque foi instaurado em 1981 para proteger a fauna e a flora do lugar.
Sendo uma espécie de deserto, o parque com extensão de 156 584 hectares se divide entre os municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.
Os Lençóis Maranhenses seriam comparados ao deserto do Saara, mas no deserto maranhense chove 300 vezes mais que o deserto africano.
O bioma dos Lençóis está inserido no bioma costeiro marinho, incluindo mangue, dunas e restinga. Na região, há ventos fortes e chuvas regulares que mudam a paisagem constantemente. O clima fica em torno de 26°C, sendo sub úmido seco.
A água das chuvas formam pequenas lagoas de água doce no meio das dunas, que são propícias ao banho. As lagoas mais conhecidas são as chamas Lagoa Bonita e Lagoa Azul.
Para chegar a Lagoa Bonita, é preciso escalar uma duna de cerca de 40 metros, que são recompensados pela beleza do lugar, que possuí uma das melhores vistas para o pôr-do-sol.
Entre os meses de dezembro a fevereiro as chuvas cessam, e as lagoas ficam mais escassas.
Na área encontra-se a nascente do Rio Preguiças, que atravessa o parque e possui sua foz no oceano Atlântico.
Como chegar aos Lençóis Maranhenses
A sede do parque está localizada a cerca de 260 km da capital do Maranhão, São Luís.
Barreirinhas é a principal via de acesso aos Lençóis Maranhenses, mas também é possível chegar ao local pelos municípios de Primeira Cruz, Santo Amaro do Maranhão e Humberto Campos.
Pela estrada, pode-se ter acesso ao parque por carro ou ônibus, pela BR 135 ou pela Translitorânea até Barreirinhas. A viagem dura cerca de quatro horas.
De avião a viagem leva cerca de uma hora de São Luís até o aeroporto de Barreirinha.
É possível também ter acesso por via fluvial, pelo canal do Rio Preguiças, no vilarejo de pescadores em Atins, também em Barreirinhas.
Pelo vilarejo de Atins, é possível ter acesso à Praia dos Lençóis, bastante deserta e que atrai surfistas brasileiros e estrangeiros para a prática de esportes, em especial o kitesurf.
Há embarcações de linha regular que fazem o percurso diariamente até a praia. A viagem dura cerca de quatro horas, mas é possível diminuir o tempo do trajeto pegando uma lancha particular que faz o trajeto em 50 minutos.
Visita precisa da companhia de um guia
Para se ter acesso ao Parque com segurança, é preciso ter o acompanhamento de um guia credenciado. São muitas as agências locais que fazem o serviço.
Já para circular de carro na região, é necessário usar um veículo de tração nas quatro rodas, como jipes e buggys.