10 invenções fantásticas que jamais verão a luz do dia

0

Inventores e criadores estão presentes no planeta desde o início dos tempos. Desde a descoberta do fogo, pelos nossos ancestrais, até os celulares ou os carros, muitas dessas invenções foram fundamentais para tornar nossa vida cotidiana mais fácil.

Assim, é uma pena imaginar que muitas dessas invenções e criações poderiam revolucionar ainda mais o mundo e nossa sociedade, mas por uma série de motivos, jamais conseguiram ver a luz do dia. Confira abaixo 10 invenções fantásticas que jamais verão a luz do dia (e as conspirações por trás de seus desaparecimentos):

10) Cloudbuster

invençõescloudbuster

Wilhelm Reich foi um cientista que noticiou que um período de seca estava impactando a plantação de mirtilos do estado de Maine, nos EUA. Assim, ele desenvolveu uma invenção conhecida como Cloudbuster (que pode ser traduzida como “caçadora de nuvens”).

Parece muito ficção científica, não é? Mas segundo um jornal que estava cobrindo a primeira tentativa de funcionamento da máquina, não havia qualquer previsão de chuva no local. Algumas horas após Reich ter ligado à máquina, algumas nuvens se formaram e trouxeram chuva, apesar da baixa quantidade.

Mas parece que a invenção de Reich se tornou uma ameaça em alguma instituição do governo americano, então ele precisou interromper sua pesquisa e seus protótipos foram recolhidos. Um segundo teste jamais aconteceu. Poderia ser uma ótima maneira de interromper secas e solucionar a falta de alimentos

9) Energia nuclear para uso residencial

invençõesenergianuclear

Acredita-se que uma pequena fração de energia nuclear seria suficiente para abastecer diversas comunidades por um período de tempo praticamente infinito.

Quando essa tecnologia estava prestes a chegar na fase de produção, seus inventores, de repente, perderam o interesse nela, e acabou se perdendo por aí. A estrutura dessa invenção seria uma espécie de pequeno celeiro, que ficaria localizada na parte central de bairros residenciais.

O melhor de tudo é que ela seria uma forma de energia de baixo custo, ou até mesmo livre, o que livraria qualquer pessoa de ter de pagar contas de eletricidade.

8) O sistema de compressão de dados de Jan Sloot

invençõescompressãodedados

Essa invenção está “desaparecida” desde 1999. Com os avanços da tecnologia moderna, esse sistema de compressão de dados poderia ter revolucionado o espaço e capacidade de armazenamento dos atuais computadores e smartphones.

Seu criador foi um holandês, chamado Romke Jan Bernhard Sloot. Com essa tecnologia, as informações poderiam ser condensadas de forma significativa. Por exemplo, a invenção era capaz de comprimir um filme completo em um tamanho de apenas oito kilobytes. É algo tão revolucionário que não existe nada parecido atualmente.

E o algoritmo literal para essa processo de codificação tinha apenas 370 megabytes. Sloot foi capaz de demonstrar o sucesso de seu projeto ao rodar, simultaneamente, 16 filmes em um simples chip de 64 kilobytes. Antes que investidores e empresas comprassem sua incrível invenção, Sloot faleceu sob circunstâncias misteriosas, apenas alguns dias antes de entregar os códigos originais.

7) Carros totalmente elétricos (que não sejam híbridos)

invençõescarroeletrico

No final da década de 90, a GM foi a primeira empresa a lançar um veículo totalmente elétrico. Enquanto que isso não parece impressionante, por conta do número de carros híbridos que existem atualmente, ele foi o primeiro de seu tipo.

Mesmo com a atual aproximação liberal de misturar motores a combustão com elétricos, ainda estamos esperando surgir um veículo rentável que não precise de gasolina para funcionar. O GM EV-1, nome do carro desenvolvido pela empresa, não foi feito para ser um grande sucesso, até por que, apenas pouco mais de 2 mil unidades foram construídas.

Mas algumas informações da época afirmam que a GM percebeu que seus consumidores não estavam muito satisfeitos com veículos elétricos. Então, preferiu dar atenção para carros com motores a combustão que fossem mais potentes. E também existe um rumor de que ela abandonou os planos de produzir carros elétricos por pressão das grandes companhias de petróleo.

A empresa recolheu e destruiu todas as unidades do EV-1. Uma parte dos veículos foram doados para estudo, e tiveram algumas de suas partes removidas. Existe apenas um exemplar que está intacto.

6) A cura para doenças cardiovasculares

invençõescuracoração

Doenças cardiovasculares já levaram muitas pessoas a óbito ao redor de todo o planeta. E chega a ser triste imaginar que uma cura para esse problema, por pouco, não existiu. A razão é que ela ia contra os regimes de tratamento para enfermidades desse tipo.

Segundo a Associação Médica America (AMA), isso seria um descrédito não apenas para o próprio tratamento, mas sim para os médicos por trás dele. O fato de que alguns pacientes relataram uma piora de seus sintomas após utilizar esse novo método também contribuiu para que caísse em esquecimento.

5) Biocombustível de cânhamo

invençõescanhamo

Apesar de fazer parte da mesma família, não confunda o cânhamo com a maconha. Ainda assim, ele sempre teve uma péssima reputação com aqueles que não entendem seus benefícios verdadeiros. Quando se extrai o etanol dessa poderosa planta, ela mostra seu valor.

Mas claro que o fato do cânhamo ser associado e confundido com a maconha fez com que o milho e a cana de açúcar se tornassem as matérias-primas para a produção de etanol.

Uma pena, já que o cânhamo consegue produzir muito mais etanol que o milho, além de causar menor impacto no meio ambiente.

4) O carburador de Tom Ogle

invençõescarburador

Atualmente, os carros híbridos conseguem te levar a grandes distâncias com menos gasolina. Mas isso poderia ter acontecido muito mais cedo, se não tivéssemos ignorado a invenção do mecânico Tom Ogle.

Na década de 70, Ogle criou um carburador que jamais foi visto. Ele era capaz de fazer um carro andar 48 quilômetros com apenas 1 litro de gasolina. Mas sua invenção jamais foi produzida comercialmente.

O componente transformava a gasolina em uma nuvem de vapor, que era injetada diretamente nas câmaras de combustão do motor. Alguns problemas de licença e problemas impediram a produção comercial do carburador de Tom Ogle.

3) A máquina de tratamento de câncer de Royal Rife

invençõesmáquinacancer

Em 1934, o inventor Royal Rife criou uma máquina para acabar com o câncer. Naquela época, acreditava-se que a doença era culpa de um vírus. Então, o homem criou um raio laser para eliminar as células infectadas.

Você pode não acreditar, mas de acordo com um livro, 14 pacientes com casos de câncer terminal foram curados com esse novo tratamento. Mas após Rife se recusar a fazer uma parceria com a Associação Médica Americana, a instituição utilizou sua relevância para acabar com a invenção.

Não existem provas de que a Associação teve envolvimento na supressão dessa nova tecnologia, mas algo, de fato, aconteceu para interromper esse sucedido tratamento contra o câncer. O próprio Rife diz que a culpa foi da AMA e de outras organizações médicas. No entanto, não existe qualquer replicação independente que comprove o sucesso de seu método.

2) Veículos movidos a água

invençõescarroagua

Por mais surpreendente que possa parecer, existem diversos projetos de carros que são movidos à água. Mas parece que nenhuma grande empresa do ramo automotivo quer adquirir tal tecnologia.

Talvez o mais famoso desses veículos seja um buggy criado por Stan Meyer. Sua invenção conseguia andar 43 quilômetros com apenas um litro de água. Muitos colegas de Meyer afirmam que ele estava sofrendo pressão para vender a patente de sua criação e encerrar sua pesquisa com carros movidos à agua.

Mas ele se recusou a abrir mão de uma invenção que poderia mudar o mundo por completo. Apesar de muitos desses mesmos colegas afirmarem que Meyer foi envenenado por conta disso, ele morreu sem aviso, de um aneurisma cerebral.

1) O projeto de eletricidade grátis de Nikola Tesla

invençõeseletricidadetesla

Nikola Tesla foi, certamente, um dos maiores inventores do planeta. Apesar de muitas de suas criações não terem feito grande diferença na vida das pessoas, o projeto de eletricidade grátis que desenvolveu, com certeza, seria espetacular.

Após demonstrar, com êxito, que conseguia transferir energia sem a necessidade de fios, Tesla deixou claro que estava desenvolvendo protótipos para amplificar o projeto e distribuir eletricidade do topo de uma simples torre.

Apesar de muitos acreditarem que a invenção era uma possibilidade real, os fundos de Tesla diminuíram até não sobrar nada, e o seu laboratório, com as partes do protótipo, pegou fogo misteriosamente. Essa talvez seja a melhor documentada de todas as grandes invenções que você jamais verá, bem como a mais significante, do ponto de vista global.

Fonte: Listverse

 

 

 

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com