China pretende criar serviço de mensagens na internet “imune a hackers”

0

A China tem apresentado um crescimento assombroso nos últimos anos, especialmente quando falamos da área tecnológica. Não só o programa espacial chinês é um dos mais ousados entre os países desenvolvidos, com planos de ter uma estação espacial própria, mas as conquistas na área da informática não devem ser subestimadas. 

O país tem atuado no campo da criptografia quântica ultimamente e agora está se preparando para usar a tecnologia em um serviço de mensagens governamentais “impossível de ser hackeado” – ao menos, de acordo com as afirmações feitas pelos pesquisadores chineses.

Enquanto os cabos de internet e telefone existentes podem ser facilmente utilizados e observados por todos, as redes quânticas enviam mensagens incorporadas em partículas de luz. Se outra pessoa tentar invadir a rede, a natureza quântica das partículas distorcerá os dados que estão sendo enviados, fazendo com que toda informação seja perdida.

O Instituto Jinan de Tecnologia Quântica testou o sistema no início deste mês e planeja colocá-lo em uso comercial já em agosto. Inicialmente, será utilizado por 200 pessoas no governo, finanças e departamentos militares em Jinan. Se estendendo por cerca de 2.000 km, essa rede fechada é a mais longa do mundo atualmente.

Por causa dos vários vazamentos de dados e ataques cibernéticos governamentais que vimos globalmente nos últimos tempos, provavelmente não é surpresa para ninguém ver que este anúncio aconteceu logo após os EUA divulgar o uso do aplicativo de bate-papo criptografado ‘Signal’ por todos os membros do Senado.

Mas o que faz o projeto da China ser tão diferente? No processo de criptografia tradicional, os dados são ocultados com o uso de uma “chave” que é necessária para ler seu conteúdo. Essa chave não é nada mais do que um problema matemático muito difícil de se resolver.

Porém, melhorias constantes na potência dos computadores significa que essas chaves baseadas em números precisam se tornar cada vez maiores, de forma cada vez mais rápida.

A vida útil da criptografia atual está se tornando menor com o passar dos anos – por isso, soluções inovadoras, como a apresentada pelo Instituto Jinan de Tecnologia Quântica são fundamentais para a segurança da informação na era digital.

 



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com