Misturar bebidas doces com comida é muito pior do que se pensava

0

Na próxima vez em que você estiver em uma fila para comprar um hambúrguer, talvez pense duas vezes antes de pedir um refrigerante grande. Comer uma refeição rica em proteínas com bebidas açucaradas diminui a eficiência metabólica, o que pode levar o corpo a armazenar mais gordura, de acordo com um novo estudo publicado na revista de acesso aberto, BMC Nutrition.

Todos sabemos que beber muitas bebidas açucaradas não é algo bom para a sua cintura, seus dentes ou para a saúde de muitos de seus órgãos. Mas este estudo parece mostrar que as bebidas açucaradas mudam a forma como seu corpo quebra os alimentos.

O estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) descobriu que as bebidas açucaradas ingeridas durante uma refeição diminuem a oxidação da gordura em aproximadamente 8%.

Se a refeição em questão fosse de 15% de proteína, a bebida açucarada reduziu a oxidação da gordura em uma média de 7,2 gramas. Com uma proporção de proteína de 30%, a oxidação da gordura diminuiu em 12,6 gramas, em média.

“Ficamos surpresos com o impacto que as bebidas adoçadas de açúcar tiveram no metabolismo, quando foram emparelhadas com refeições com proteínas mais elevadas”, disse o autor principal Dr. Shanon Casperson, do Centro de Pesquisa de Nutrição Humana Grand Forks do USDA-Agricultural Research Service.

“Esta combinação também aumentou o desejo dos indivíduos do estudo de comer alimentos salgados e salgados durante quatro horas depois de comer”, afirmou o pesquisador.

“Descobrimos que cerca de um terço das calorias adicionais fornecidas pelas bebidas adoçadas com açúcar não foram gastas, o metabolismo da gordura foi reduzido e levou menos energia para metabolizar as refeições”, acrescentou o Dr. Casperson. “Esta diminuição da eficiência metabólica pode ‘estimular’ o corpo a armazenar mais gordura”.

Para descobrir isso, os pesquisadores reuniram 27 adultos saudáveis, com idade média de 23 anos, e os estudaram por dois períodos de 24 horas. Eles passaram suas 24 horas em um calorímetro que mediu seu movimento, oxigênio, dióxido de carbono, temperatura e pressão para determinar seu gasto de energia e metabolismo.

Em uma das visitas, receberam duas comidas proteicas de 15% para o café da manhã e o almoço, depois duas comidas de proteína de 30% na outra visita.

“Nossas descobertas sugerem que ter uma bebida açucarada ao lado de uma refeição afeta os dois lados da equação do balanço energético”, acrescentou o Dr. Casperson.

“No lado da admissão, a energia adicional da bebida não fez com que as pessoas se sentissem mais saciadas. No lado da despesa, as calorias adicionais não foram gastas e a oxidação da gordura foi reduzida”.

“Os resultados fornecem uma visão mais aprofundada sobre o potencial papel das bebidas açucaradas – a maior fonte de açúcar na dieta americana – em ganho de peso e obesidade”, finalizou.

IFLScience



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com