Os chamados ‘ransomware’ são um tipo de código malicioso que torna inacessíveis os dados armazenados em um equipamento, geralmente usando criptografia, e que exigem pagamento de resgate (ransom) para restabelecer o acesso ao usuário.
No século 21, os ransomware têm se tornado uma das principais ameaças digitais e o ano de 2017 acabou sofrendo com vários deles. Em larga escala, ataques como o WannaCry e o NotPetya causaram grande estrago em todo o mundo.
Um novo vírus do tipo ransomware foi descoberto recentemente por pesquisadores do “MalwareHunterTeam”. Chamado de nRansom, o ataque bloqueia o computador das vítimas e exige um pagamento bastante curioso: fotos nuas do proprietário!
Os criminosos virtuais garantem que checarão a legitimidade dos nudes para, só então, liberar o acesso do usuário. Confira a mensagem que é exibida nos equipamentos infectados:
“O seu computador foi travado. Você só pode destravá-lo com um código especial. Crie uma conta de e-mail e nos envie uma mensagem para o endereço especificado. Não responderemos imediatamente.Depois de nossa resposta, você deve mandar pelo menos 10 nudes seus. Depois disso, nós verificaremos se os nudes pertencem a você. Uma vez verificados, daremos a você o seu código de desbloqueio e venderemos os seus nudes na deep web”.
nRansom – Como se livrar?
Os especialistas que descobriram o vírus só encontraram um arquivo .exe em seu código, o que significa que ele só pode infectar usuários do Windows.
Eles alertam, ainda, que – em nenhum caso – uma pessoa que tenha sua máquina infectada por qualquer tipo de ransomware deve aceitar as condições e efetuar o pagamento. Da mesma forma, se você pegar o vírus nRansom não envie suas nudes.
Para desbloquear o computador, basta pressionar Ctrl + Alt + Shift + F4 ao mesmo tempo. Em seguida, um antivírus deve ser utilizado para escanear a máquina.