Fãs de astronomia já podem começar os preparativos para manter os olhos no céu durante as noites deste fim de semana. Uma chuva de meteoros deve, a partir da madrugada de hoje (20), tornar-se visível no céu do Brasil, com pico previsto para o sábado (21).
Esta chuva, especificamente, trata-se de meteoros Orionídeos (pertencentes à constelação de Órion) que são formados por detritos do famoso Cometa Halley. O Halley pode ser visto a olho nu do planeta Terra a cada 76 anos. Sua última passagem por aqui foi em 1986 e a próxima está prevista para 2061.
O cinturão de Órion é o grupo de estrelas popularmente conhecido como “As Três Marias”. Nessa região, a chuva de meteoros deve ter o seu ‘radiante’. O radiante é o ponto no céu onde os meteoros surgem.
Astrônomos explicam que esse fenômeno é anual mas, neste ano, terá menos interferência da lua, possibilitando uma melhor visão até mesmo de meteoros menos brilhantes.
A chuva de Orionídeos, apesar de não ser uma das mais intensas, é uma das mais importantes no calendário astrológico anual. Isso porque, com exceção da Antártida, ela pode ser vista de todo o mundo.
Estima-se que a chuva de Orionídeos registre entre 20 e 25 meteoros por hora. Astrônomos recomendam que as pessoas procurem um local afastado das grandes cidades, pois a poluição luminosa prejudica a visibilidade.
O melhor momento para observação está previsto para 2h da madrugada de sábado para domingo.
Streaming Chuva de Meteoros
Condições climáticas e poluição podem acabar atrapalhando a visão da chuva de meteoros. Nesse caso, uma alternativa é assistir à alguma transmissão ao vivo do fenômeno.
O projeto EXOSS, uma organização colaborativa de ciência cidadã, se dedica ao estudo de meteoros. Pelo YouTube, o projeto vai transmitir um streaming ao vivo da chuva, com direito a comentários de especialistas.
A transmissão acontece na noite de sábado, dia 21, e você pode assistir por aqui: