No próximo dia 16 de dezembro, um asteroide vai passar muito próximo do nosso planeta, segundo a NASA. A distância será de 10 milhões de quilômetros, o que é considerado pouco para os padrões astronômicos.
O asteroide 3200 Phaeton é um velho conhecido, porém, desde sua descoberta em 1983, ele nunca passou tão próximo da Terra. A última vez foi em 2007, mas as próximas vão demorar um pouco mais. Receberemos novamente a visita do asteroide só em 2050 e depois só em 2093, quando ele vai passar a menos de 2 milhões de quilômetros.
O Phaeton é considerado o terceiro maior asteroide possivelmente danoso para o planeta Terra. Mas a NASA diz que não há razão para pânico, pois é altamente improvável que o Phaeton cause qualquer dano ao nosso planeta.
A agência espacial americana explica que a passagem do asteroide será uma boa oportunidade para observá-lo, principalmente dos obervatórios de Arecibo, em Porto Rico e Goldstone, na Califórnia. Com as observações, a NASA pretende criar modelos em 3D do objeto, que vão ajudar a entender seu comportamento.
Será possível também a observação amadora, através de telescópios comuns, porém apenas em áreas rurais, que possuem céus mais escuros durante a noite, além de menos poluídos.
Os cientistas acreditam que o asteroide Phaeton seja o responsável pela chuva de meteoros das Geminíadas, que acontecem todos os dias 13 e 14 de dezembro. Ele estaria se fragmentando no espaço, fazendo com que tenha o comportamento como o de um cometa, que possui uma cauda de gelo e fragmentos. Dessa forma, mesmo sendo um asteroide, ele poderia causar a chuva de meteoros.
Faeton, filho de Hélio
O nome do asteroide vem da mitologia grega. O deus do Sol, Hélio, cruzava os céus com uma carruagem de fogo. Um dia, seu filho, Faeton, pegou a carruagem do pai e acabou perdendo o controle do veículo.
Com o acidente, Faeton quase colocou fogo em toda a Terra. Para conter o problema, Zeus, o maior dos deuses precisou destruir a carruagem de Hélio. Para isso, ele jogou um raio que acabou destruindo a carruagem e matando Faeton.