O presidente dos Estados Unidos e seu governo estão “suplicando por uma guerra nuclear”, declarou o Ministério de Relações Exteriores da Coreia do Norte, em nota divulgada no último sábado (2), segundo informações da rede de notícias CNN.
Trump está “montando um jogo nuclear extremamente perigoso na Península Coreana”, disse um porta-voz do ministério norte-coreano, em comunicado escrito que também chama o presidente americano de “demônio nuclear” e “destruidor da paz global”.
Segundo a CNN, os comentários foram emitidos antes de um exército militar em conjunto dos EUA e da Coreia do Sul, que foi iniciado na segunda-feira (4).
‘Belicista’
A Coreia do Norte também classificou de “belicistas” os Estados Unidos e a vizinha Coreia do Sul, véspera do início do megaexercício militar na região.
“É uma provocação aberta, em todos os níveis, contra a Coreia do Norte, que pode desembocar em uma guerra nuclear a qualquer momento”, afirmou o jornal norte-coreano Rodong, em editorial.
Os exercícios militares conjuntos do Vigilant Ace envolvem centenas de aviões das forças americana e sul-coreana. Ao menos 12 mil pessoas vão participar do treinamento.
O Vigilant Ace deste ano ocorre dias depois de a Coreia do Norte ter feito um novo teste de míssil.