Black Mirror é um dos principais títulos originais da Netflix. Sucesso em todo o mundo, a série versa sobre os perigos de uma tecnologia cada vez mais possível.
O primeiro episódio da terceira temporada do seriado, ‘Queda Livre’ (Nosedive, no original), foi um dos mais impactantes até agora. A história é de uma sociedade em um futuro próximo onde todas as pessoas são constantemente avaliadas. Esse capítulo levou a produção ao sucesso em que se encontra hoje – inclusive, prestes a estrear sua quarta temporada.
Black Mirror na vida real
Como se já não bastasse ser assustador na telinha, a China anunciou um projeto inusitado e macabro.
Anunciado ainda em 2014, o SCR (sigla em inglês para Pontuação de Crédito Social) começou a ser testado neste ano.
Basicamente é tudo que vimos no episódio da série, só que pior: nesse caso, as ações dos cidadãos serão avaliadas pelo governo do país!
Com o sistema implantado, cada um dos 1,3 bilhões de chineses será constantemente avaliado por todo passo que tomar. A pontuação final será pública e usada para medir seu grau de confiabilidade.
Com base nessa nota será determinado se você é bom para uma vaga de trabalho, se serve para determinada escola, se pode pegar ou não um empréstimo no banco.
Pontuações ruins, como se é lógico pensar, vai atrapalhar bastante a vida do cidadão.
Fontes do governo afirmam que o SCR “vai permitir às pessoas confiáveis a vagar pelo céu, enquanto os desacreditados vão ter dificuldade para dar um único passo”.
Pretende-se que o sistema comece a funcionar em 2020.