Todos sabemos que muita gente adora chutar o balde de vez em quando e sair para uma noite regrada a muito álcool. Só que os efeitos da ressaca que surgem na manhã do dia seguinte costumam ser terríveis para alguns. Assim, muitas pessoas fazem uso de diversos mitos e crenças que circulam por aí para diminuir as consequência da ingestão de bebidas alcoólicas.
Mas o que a ciência tem a dizer a respeito de cada um desses mitos e crença que circulam por aí? Confira abaixo:
5) “Forrar” o estômago antes de beber
Existe uma crença popular de que tomar um copo de leite ou uma colher de azeite antes de uma bebedeira pode ajudar a diminuir os efeitos do álcool e evitar uma ressaca das grandes no dia seguinte.
Só que, biologicamente falando, não existe algo como “forrar” o estômago antes de fazer uso de bebidas alcoólicas. O motivo é que cerca de apenas 20% do álcool ingerido é absorvido pelo estômago, enquanto que o restante é absorvido pelo intestino. Você até pode fazer uso de gorduras, proteínas e até mesmo de carboidratos para ajudar, mas os efeitos, na realidade, são bem modestos e pouco ajudam.
4) Um café da manhã reforçado ajuda a aliviar a ressaca
Uma pesquisa feita no Reino Unido, com mais de 2 mil adultos, revelou que a maior parte dos entrevistados acredita que um café da manhã reforçado e até mesmo mais pesado é o melhor remédio para curar uma ressaca no dia seguinte.
Essa mesma pesquisa revelou que muitas pessoas acreditam que se alimentar de algum prato que tenha ovo ajuda bastante a aliviar os efeitos da ressaca. E por incrível que pareça, pode haver um fundo científico nessa ideia, a partir de um estudo conduzido com ratos.
Os ovos possuem grandes quantidades de uma substância chamada de cisteína. Quando os ratos foram alimentados com doses mortais de acetaldeído – uma toxina que o corpo produz quando quebra o álcool – aqueles que também receberam a cisteína tinham muito mais chances de sobreviver que os demais.
Mas, claro, o teste foi conduzido em ratos, então pode ser que esses resultados não se encaixem com a natureza do ser humano.
3) O café ajuda a melhorar a ressaca
Se você está bêbado ou sofrendo de uma ressaca e precisa melhorar logo, o que você faz? Segundo os filmes de Hollywood, tome uma boa xícara de café e o problema está resolvido.
Só que a ciência, pra variar, não acredita nisso. O motivo é que o álcool funciona como uma espécie de sedativo – por isso você fica tonto e não se lembra de nada quando bebe muito – enquanto que o café é um estimulante que te deixa mais alerta. Mas não existe nada que faça a bebida melhorar a tontura ou lapsos na memória.
Um estudo, que quis observar os efeitos de bebidas alcoólicas cafeinadas e não-cafeinadas em uma simulação de direção, descobriu que a cafeína não produz grandes efeitos na hora de apaziguar os efeitos do álcool.
E seguindo a lógica, não é recomendável misturar álcool com cafeína, justamente por conta de seus efeitos contrastantes.
2) Beber água antes de dormir
Eis um mito que é a mais pura verdade. Depois de uma longa bebedeira, é muito comum beber bastante água antes de ir dormir.
Apesar do fato de que beber água não irá melhorar suas dores de cabeça ou a sensação de que ela está pesada durante uma ressaca, ela ajuda a amenizar os efeitos da desidratação que são causados pela ingestão de álcool.
Então, continue levando uma garrafa de água para a cama antes de dormir.
1) A mistura de bebidas piora os efeitos de uma ressaca
Muita gente diz que se você não deseja acordar de ressaca no dia seguinte, a melhor opção é evitar misturar bebidas alcoólicas. Mas de acordo com a ciência, isso é apenas mais um mito.
Misturar bebidas apenas aumenta o risco de você beber mais álcool, pois você não consegue controlar e ter ideia de quanto você já bebeu.
No fundo, o álcool é álcool. Então, não existe diferença entre o vinho e a cerveja, por exemplo, a não ser pela porcentagem do volume do composto em cada uma das bebidas.
Portanto, a melhor alternativa para evitar uma ressaca é ainda seguir as famosas orientações, como se alimentar enquanto você bebe e alternar as bebidas alcoólicas com água para se manter hidratado.