Nasa descobre camadas de água por toda a extensão de Marte

0

A Nasa revelou imagens que mostram camadas de gelo que podem ser vistas em erosões em Marte. Essas camadas de gelo estão presentes em vários locais do planeta e ficam próximas da superfície, o que torna mais fácil o acesso a elas em possíveis missões de exploração.

A busca por água em Marte começou ainda em 2002, quando a sonda 2001 Mars Odissey detectou os primeiros sinais da presença de gelo próximo das regiões polares do planeta. Mais explorações foram feitas em 2008 e 2016, mas o gelo encontrado estava muitos metros abaixo da crosta marciana.

Já a nova descoberta revelou oito locais com grande quantidade de água em forma de gelo, que se localizam entre um e dois metros da superfície. O estudo foi feito por Colin Dundas, geólogo do Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A descoberta torna mais possível uma teoria de que no passado, Marte contava com grandes tempestades de neve em sua região equatorial. Isso acontecia devido ao fato de que o planeta possuía um eixo de rotação mais inclinado do que hoje.

Facilitando a exploração

A presença de água em grande quantidade e perto da superfície facilita muito a possível exploração humana de marte. Para que astronautas possam ser enviados ao planeta vermelho, deve ser possível que consigam extrair água para sua sobrevivência.

Antes da descoberta dessas camadas de gelo, os cientistas planejavam retirar água das rochas marcianas, que possuem uma grande quantidade de água, embora bem menor do que as camadas de gelo.

Segundo estudos anteriores da agência espacial americana, grandes quantidades de água só poderiam ser acessadas em escavações de 10 metros a partir da superfície, por dentro das rochas de Marte,  o que tornaria a exploração muito mais trabalhosa e cara, e portanto, inviável.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com