Quando começa a vida adulta? Embora não haja um consenso sobre isso, a ciência considera que a adolescência termina aos 19 anos, levando à maioridade. Porém cientistas afirmam que essa escala de idade deve ser reconsiderada.
Em artigo publicado na revista científica The Lancet Child & Adolescent Health, cientistas do Royal Children’s Hospital, na Austrália, defendem que a adolescência deve terminar aos 24 anos de idade.
Um dos argumentos principais a favor do aumento da adolescência para até 24 anos é que a idade intermediária entre a infância e a maioridade já foi aumentada para baixo. Há tempos atrás a adolescência começava aos 14 anos de idade, enquanto hoje já se considera um indivíduo de 10 anos como adolescente.
Outro argumento a favor da mudança diz respeito à sociedade. Os cientistas afirmam que a idade média para o casamento aumentou em quase 10 anos no Reino Unido. Enquanto há algumas décadas, a maioria das pessoas se casava no início dos 20 anos, hoje a média é o início dos 30. Além disso, aumentou também a idade média com que as pessoas saem da casa dos pais. Hoje a média é de 25 anos de idade.
Idade e responsabilidade
Os cientistas afirmam que a mudança do final da adolescência para os 24 anos de idade ajudaria também na criação de leis mais justas para a situação real na maioria dos países. Nos Estados Unidos, Brasil e Reino Unido, a maioridade chega aos 18 anos, trazendo uma série de direitos, mas também de responsabilidades.
No Brasil, aos 18 anos de idade o indivíduo conquista o direito de possuir carteira de habilitação, além de poder adquirir bens em seu nome, por conta própria. Por outro lado, os homens têm o dever de se alistar no serviço militar obrigatório e todos passam a responder sozinhos por seus atos perante a lei.