Cada vez mais, a tecnologia desenvolvida pelo homem chega aos mais diversos locais da Terra, incluindo até mesmo lugares bem remotos. E agora, até mesmo o nosso único satélite natural será o próximo alvo: a Lua deve receber sua própria rede de telefonia móvel a partir de 2019.
Um pequeno aparelho, que pesa o mesmo que um pacote de açúcar, será o responsável por essa novidade. Chamado de Ultra Compact Network (“Rede Ultra Compacta”, em tradução literal), esse dispositivo será o responsável em levar rede 4G para a Lua a partir do próximo ano.
A rede de telefonia móvel da Lua será responsável por levar serviço de streaming em alta definição e permitir a troca de dados entre nosso satélite e o planeta. Essa iniciativa faz parte de um projeto chamado Mission to the Moon (“Missão para a Lua), que tem o objetivo de levar a primeira missão privada para a Lua.
“Em ordem para que humanidade consiga deixar a Terra, nós precisamos desenvolver infraestruturas que vão além de nosso planeta”, disse Robert Bohme, fundador e CEO da empresa alemã PTScientists, uma das integrantes dessa iniciativa.
A PTScientists está trabalhando em conjunto com a filial alemã da empresa de telefonia Vodafone e a Audi para garantir que o projeto ganhe vida. A Vodafone já anunciou que fez uma parceria com a Nokia para conseguir criar a Rede Ultra Compacta. Enquanto isso, a Audi será a responsável pelos veículos lunares que carregarão os dispositivos na Lua, que irão permitir a comunicação com a Terra.
Os cientistas até pensaram em tentar utilizar a rede 5G para a missão. No entanto, essa nova tecnologia ainda está em fase de testes e poderia não ser estável o suficiente para funcionar na superfície da Lua, de acordo com informações da agência de notícias Reuters.
A missão deve ser lançada em um foguete Falcon 9, da empresa SpaceX, da base de Cabo Canaveral, em 2019.