Um fenômeno estranho e curioso chamou a atenção de pessoas que moram no leste da Europa: no último final de semana, alguns países registraram a queda de uma neve com coloração alaranjada, o que mudou a paisagem de alguns lugares e fez muita gente comparar o novo visual com o planeta Marte.
Muitas pessoas fizeram registros do fenômeno, como você pode observar nas imagens abaixo. Os países afetados por essa neve laranja foram a Rússia, Bulgaria, Ucrânia, Romênia e a Moldávia.
Mas antes que comecem as especulações e teorias sobre o assunto, existe uma explicação bem simples para a queda desse neve laranja.
De acordo com o canal de TV britânico BBC, essa coloração alaranjada da neve é resultado de pequenas partículas de areia que o Deserto do Saara lançou na atmosfera. Elas acabaram viajando para o leste europeu e se misturaram com a neve e a chuva que caíam no local.
Esse é um fenômeno que costuma ocorrer uma vez a cada cinco anos. Mas a coloração da neve ficou ainda mais acentuada por conta de uma grande tempestade de areia que foi vista por satélites da Nasa.
“Conforme a areia é levada para níveis maiores da atmosfera, ela pode ser levada para outros lugares. Olhando nas imagens de satélite da Nasa, parece que muita areia e poeira na atmosfera cruzaram o (Mar) Mediterrâneo. E quando chove, elas levam junto o que está no céu”, explicou o meteorologista britânico Steve Keats, em entrevista para o jornal The Independent.
A famosa região da Sibéria também registrou a queda neve alaranjada em 2007. Mas nesse caso, foi por resultado de poluição, já que os moradores disseram que ela tinha cheiro de fumaça e aspecto oleoso.
Vale lembrar que o oposto ocorreu recentemente: no final de 2017, a neve caiu pela primeira vez no Deserto do Saara desde 1979, modificando por completo a paisagem do deserto mais famoso do mundo.