Há algum tempo atrás, a internet ficou dividida a respeito de um desafio envolvendo a cor de um vestido: ele era azul e preto ou branco e dourado? Bem, independente se você se irritou ou não com essa história, saiba que um novo teste semelhante acabou de surgir, e dessa vez, envolve um áudio. Afinal de contas, a voz diz Yanni ou Laurel? Escute abaixo e tire suas próprias conclusões.
Esse áudio foi postado no Twitter na última segunda-feira (14), e desde então, está dividindo muitas opiniões: alguns internautas afirmam escutar “Yanni”, enquanto que outros alegam ouvir “Laurel”, gerando diversos debates na rede mundial de computadores.
Mas não vamos entrar no mérito do que cada pessoa escuta. Afinal, por que que tamanha confusão acontece com o Yanni ou Laurel?
A resposta é simples: no aúdio, as duas palavras são ditas ao mesmo tempo, mas possuem frequências diferentes. A questão é que o nosso cérebro não consegue processá-las ao mesmo tempo, então ele acaba escolhendo apenas uma delas.
E, claro, a ciência já foi acionada para tentar explicar essa questão mais a fundo. Jody Kreiman, professora da Universidade da Califórnia em Los Angeles, explica o padrão acústico das duas palavras são bastante semelhantes. “A energia concentração do Ya é parecido com o de La. N é similar ao r e o i é parecido com o l”, disse.
E Patrícia Keating, professora de linguística da mesma universidade, complementou o que foi dito pela colega. “Depende de qual parte (da frequência) do sinal que você recebe”, disse.
Keating disse que ainda não se sabe, exatamente, o que causa esse efeito, que pode ter diversas razões. “Eu não tenho ideia por que algumas pessoas possuem mais afinidade para frequências menores, enquanto que outras são mais propensas às frequências maiores. Idade? O tempo que perdem falando no telefone?”, explicou.
Ficou claro que só conseguimos escutar uma das palavras, não é mesmo? Mas se você é uma pessoa curiosa e quer saber como se escuta a outra palavra, basta assistir ao vídeo abaixo.