Em quanto tempo um carro parado esquenta ao ponto de nos matar?

0

Todos já estamos cansados de saber que em um dia de calor, um carro que fica estacionado debaixo do sol logo se transforma em um verdadeiro forno. E afinal de contas, quanto tempo leva para um carro parado esquentar ao ponto de alcançar temperaturas mortais?

Para compreender o assunto, uma pesquisa feita nos Estados Unidos para avaliar quanto tempo é necessário para diferentes tipos de carros esquentarem em dias mais quentes. Foram avaliados dois carros considerados populres, dois sedans e duas vans, todos com pintura prateada.

Na média, em apenas uma hora, a temperatura em um veículo parado pode alcançar de 35 a 47 graus. Os carros populares eram os que esquentavam mais rápido que os demais.

E a situação é ainda pior nos painéis dos carros, que alcançaram uma média de 69 graus. Volantes chegaram a registrar uma temperatura de 53 graus, enquanto que os assentos alcançaram uma média de 51 graus.

Já com relação a carros estacionados debaixo da sombra, a situação não foi muito diferente: após uma hora, muitos carros registraram uma temperatura média de 38 graus, enquanto que os painéis alcançaram 48 graus.

Nancy Selover, climatologista da Universidade do Estado do Arizona, nos EUA, e uma das coautoras do estudo, ainda lembra que o simples fato de entrarmos no carro só piora as coisas, por que nossa respiração introduz umidade no veículo.

“Estamos exalando umidade no ar. E quando há mais umidade no ar, uma pessoa não consegue se resfriar pelo suor por que o suor não vai evaporar tão rápido”, disse.

A pesquisa também é de fundamental importância para alertar sobre o problema de crianças que falecem em decorrência do calor gerado em carros estacionados. Vale lembrar que cerca de 37 crianças morrem por ano nos Estados Unidos após serem esquecidas por seus pais dentro de veículos parados.

Na média, as condições envolvem uma série de fatores, mas em muitos casos, uma criança pode morrer se sua temperatura corporal permanecer acima de 40 graus por um determinado período de tempo.

A pesquisa usou como modelo um menino de dois anos. Após simulações, uma criança dessa idade pode morrer em até uma hora dentro de um carro parado debaixo do sol e em duas se ele estiver estacionado debaixo da sombra.

“Esperamos que essa descoberta aumente a ciência e prevenção de mortes pediatricas veículares por insolação, bem como a criação de alguma tecnologia que alerta os pais sobre crianças esquecidas nos assentos”, disse Jennifer Vanos, a autora principal do estudo.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com