Por que o pôr do sol em Marte é azul? A ciência explica

0

Nós temos o costume de chamar Marte de Planeta Vermelho, devido à sua coloração, enquanto que a Terra pode ser chamada de Planeta Azul por conta da imensidão de nossos oceanos. No entanto, você sabia que o oposto ocorre quando se trata do Pôr do Sol? Enquanto que por aí ele é vermelho, no nosso vizinho, ele é azul.

A ciência tem uma explicação para isso, e tem relação com o motivo do céu ser azul e o Pôr do Sol vermelho aqui no nosso planeta. A luz do Sol possui diversos comprimentos de onda, e as moléculas e partículas que estão presentes na atmosfera reagem apenas com alguns desses comprimentos.

No caso de Marte, a sua atmosfera é tão tênue que sua pressão é o equivalente a 1% da atmosfera da Terra. Ela é composta por dióxido de carbono e tem muita, mas muitas poeira ao seu redor. E é ela a responsável por dissipar a maior parte da luz vermelha emitida pelo Sol, enquanto que a azul acaba passando sem maiores problemas. Na Terra, acaba acontecendo o oposto.

As sondas Curiosity, Spirit e Opportunity, que estão em Marte, já registraram esse fenômeno diversas vezes, e podemos dizer que é tão bonito quanto na Terra, não é mesmo?

Outra curiosidade que vale ser citada é que o Pôr do Sol só existe justamente na Terra e em Marte no nosso Sistema Solar. Mercúrio não tem atmosfera e o Sol simplesmente desapareceu no céu, enquanto a temperatura cai de 427 graus para -137.

Já Vênus possui uma camada de poeira e uma atmosfera tão densas que é impossível ver os raios do sol de lá. Sem falar que as altas temperaturas e a chuva ácida do planeta seriam demais para nós ou qualquer equipamento enviado para a Nasa.

Apesar disso, existe uma teoria de que Titã, uma das Luas de Saturno, também tenha um Pôr do Sol devido a sua igualmente densa atmosfera. Mas enquanto isso, sabemos que o fenômenos existe apenas por aqui e em Marte.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com