Asteroide ‘hipopótamo’ passa perto da Terra e só volta em 52 anos

0

Você já deve ter notado que os asteroides que viajam pelo espaço possuem os mais variados formatos, não é mesmo? E nos último dias, um asteroide “hipopótamo” passou bem perto de nosso planeta, de acordo com a Nasa.

Como você já deve ter notado na imagem acima, o asteroide em questão ganhou esse apelido por ter um formato que lembra um hipopótamo que está meio submerso na água. De acordo com a Nasa, o objeto passou a 2,9 milhões de km da Terra na noite do último sábado (22), o que já é uma distância considerada perigosa. No entanto, ele também não apresenta nenhum risco para a vida por aqui.

Vale lembrar que qualquer objeto que passa a menos de 7,5 milhões de km da Terra já é considerado potencialmente perigoso para nosso planeta.

O asteroide hipopótamo não se aproximava tanto assim de nosso planeta há 400 anos. Segundo astrônomos, outra aproximação semelhante só ocorrerá daqui a 52 anos.

Esse asteroide hipopótamo foi descoberto em 2003 e originalmente, recebeu o nome de 2003 SD220 e tem em torno de 1,6 km de comprimento. Ainda segundo a Nasa, o objeto possui uma rotação semelhante a de uma bola de futebol americana mal jogada e é tão lenta que ele precisa de 12 dias para dar um giro em torno de seu eixo.

Como você também deve ter notado, o asteroide hipopótamo possui uma crista que chega a ter em torno de 100 metros de altura, além de outras características.

“Numerosos pontos brilhantes são visíveis nas imagens e podem ser reflexo de rochas. As imagens também mostram um conjunto de círculos escuros próximos ao lado direito que podem ser crateras”, afirmou Lance Benner, do Centro de Propulsão a Jato da Nasa, que foi o responsável por coletar as novas imagens do asteroide hipopótamo, a partir de dados coletados de três observatórios diferentes.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com