Cristal sólido: saiba o que acontecerá com o Sol quando ele ‘morrer’

0

Um dia, o Sol vai deixar de “funcionar”, com a fusão nuclear encerrada e sem emitir luz e calor. O que acontecerá então com a nossa estrela? Segundo os cientistas, o Sol se tornará um enorme cristal sólido suspenso no espaço, somando-se a outras milhares de estrelas que tiveram o mesmo destino por toda a Via Láctea e em outros lugares do universo.

Antes de tudo é preciso entender em que parte de sua vida o Sol está. Atualmente a nossa estrela é uma anã amarela, mas em determinado momento, o hidrogênio que a estrela funde para emitir luz e calor começará a ficar escasso. Com isso, o Sol vai encolher e perder calor, passando a fazer parte das estrelas da categoria anã branca.

Anãs brancas são estrelas pequenas e mais frias, já no fim da vida. São alguns dos objetos mais comuns da Via Láctea e enquanto as estrelas maiores morrem em explosões denominadas supernovas, elas se vão de uma forma bem mais lenta e menos estrondosa. Embora o núcleo continue quente, a estrela passa por um processo de cristalização.

Essa cristalização acontece de forma mais rápida em estrelas maiores para os padrões das anãs brancas, o que deve ser o caso do Sol. Dessa forma, o futuro da nossa estrela é se tornar um enorme globo de cristal flutuando pelo espaço.

Esfriando a cabeça

O processo exato pelo qual o Sol irá passar ainda não é totalmente conhecido, principalmente em relação ao tempo que ela levará para perder totalmente o calor. A forma com que o calor do núcleo é dissipado pode atrasar ou adiantar a morte da estrela em aproximadamente 2 milhões de anos.

Algumas estrelas criam uma espécie de ligação direta entre seu núcleo e a superfície, o que ajuda a dissipar o calor com mais rapidez. Enquanto em outros casos, quando a cristalização começa mais rápido, o calor fica preso no interior da estrela, demorando bem mais para que ela se cristalize totalmente.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com