O sangue deste homem tinha tanta gordura que tornou-se branco

0

Um caso de saúde raro e inusitado foi registrado em fevereiro de 2019 e chocou a comunidade médica: o sangue de um homem de 39 anos estava com tanta gordura que tornou-se branco. A história aconteceu na Alemanha.

Philipp Köhler, especialista em medicina de emergência, foi quem atendeu o paciente e revelou nunca ter visto um caso parecido. Ele conta que o homem chegou ao hospital sentindo náuseas, vômito, dor de cabeça e diminuição de seu estado de alerta.

O homem também sofre de diabetes, mas não tinha tomado seus medicamentos de uso contínuo nos dias anteriores. Ao ser examinado, a cor do sangue chamou a atenção e os testes acabaram revelando que ele tinha “síndrome de hiperviscosidade, devido ao nível extremamente alto de triglicérides”.

“Inicialmente, o tom era mais claro que o sangue venoso escuro normal. Parecia mais sangue arterial, mas com um brilho branco. Após a sedimentação, uma parte branca de cor leitosa se separou do sangue saudável, que permaneceu na parte inferior (do recipiente)”, revelou o médico ao site ‘LiveScience’.

sangue branco

Os triglicérides são um tipo de gordura que vêm de alimentos como a manteiga e óleos, embora níveis elevados possam ter outras causas, como doenças genéticas, obesidade, uso de drogas ou álcool e cigarro em excesso.

Em casos mais comuns, a medicina utiliza uma máquina que consegue retirar a gordura do sangue e, consequentemente, reduzir sua viscosidade. No entanto, a situação do paciente alemão era tão extrema que os filtros do equipamento se entupiram e o tratamento não fazia efeito.

Dessa forma, os médicos tiveram de ser criativos para gerar alternativas e agir rapidamente, visto que o homem corria risco de morrer. A solução foi realizar uma flebotomia: extrair todo o sangue do paciente e substituí-lo por sangue de um doador.

“Até onde sabemos, este é o primeiro caso de hipertrigliceridemia severa que precisou de flebotomia para salvar o paciente depois que o procedimento padrão falhou”, disse Köhler.



 
DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com