Nos últimos dias, tem se falado muito no baixo crescimento do PIB do Brasil, mas antes de entender o que isso significa, é preciso compreender o que é PIB.
A sigla, que significa Produto Interno Bruto, é um dado que indica o quanto um país está ou não crescendo, mas existem várias formas de medi-lo e também de saber o que ele pode realmente significar no cenário econômico.
Quem “inventou” o cálculo do PIB foi o economista Richard Stone, em 1953, em um manual das Nações Unidas. Ele serve basicamente para medir a atividade econômica de um país e deve ser diferenciado do PNB, o Produto Nacional Bruto.
A diferença entre os dois está no nome: o PIB, sendo interno, mede a produção que um país tem dentro de seu próprio território, enquanto o PNB leva em conta a produção de empresas de um país mesmo fora de seu território.
O cálculo é feito pelo IBGE e leva em conta tudo o que é produzido dentro do Brasil. São contadas as produções industriais, agropecuárias e de prestação de serviços.
Ele também pode ser calculado pela demanda, ou seja, o quanto a população, as empresas e o próprio governo compram de tudo o que foi produzido.
É preciso ainda diferenciar os PIBs nominal e real. Enquanto o primeiro calcula o valor da produção dentro de um ano, independente de qualquer outro fator, o segundo leva em conta a inflação e outros elementos que podem fazer diferença no cálculo.
Crescimento e desenvolvimento
O PIB é um bom indicativo de crescimento, ou seja, ele mostra se um país está enriquecendo ou não. No entanto, isso não significa que o país está ficando mais desenvolvido.
Um país desenvolvido tem sua riqueza melhor distribuída, o que impacta em qualidade de vida e no chamado Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH.
Outra coisa que deve ser levada em conta quando se pensa em desenvolvimento é o quanto do PIB é aplicado em áreas como educação, saúde e segurança.
Um país pode até crescer bastante em riquezas, mas se não usa esse dinheiro que entra para a melhoria real de sua infraestrutura e para o bem da população, continua não se desenvolvendo.