Com a pandemia de coronavírus, o álcool em gel tem se tornado um dos itens mais procurados por todos.
Mas qual é o melhor tipo de álcool para fazer a higienização correta das mãos e de outras superfícies, impedindo que o coronavírus se espalhe?
Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, não é qualquer tipo de álcool que serve para isso, muito menos soluções caseiras.
Antes de qualquer coisa, é preciso lembrar que ainda mais indicada do que a higienização com álcool é a utilização de água e sabão.
Lavar as mãos com cuidado é a melhor forma de eliminar o vírus que pode estar na pele após entrar em contato com objetos infectados e isso precisa ser colocado sempre em primeiro lugar. O álcool é a opção mais indicada na ausência da água e do sabão.
Alguns podem pensar que um álcool mais concentrado seria mais eficaz na remoção do coronavírus do que um de porcentagem menor, mas isso é um engano.
O álcool 96%, que é encontrado normalmente a venda, não é o ideal para esse tipo de higienização. Acontece que ele apenas resseca a “casca” do vírus, não eliminando-o completamente, além de fazer o mesmo com os mãos.
O ideal continua sendo o álcool 70%, que consegue ter uma ação antimicrobiana mais eficiente.O coronavírus tem uma pequena “capa” envolvendo-o, que precisa ser dissolvida antes que se chegue até o vírus em si. A porcentagem de água na composição do álcool em gel ajuda nesta tarefa.
Não façam isso em casa
As autoridades de saúde alertam que tentar fazer qualquer versão caseira do álcool em gel não deve ser uma alternativa, em hipótese alguma.
Existem diversas receitas circulando pela internet, a maioria sugerindo a mistura de álcool comum e gel para cabelo, o que não resolve o problema e ainda pode ser prejudicial para a saúde.
Há ainda quem aposte em outras soluções, como o uso de vinagre, especialmente para higienizar superfícies.
No entanto, não há nenhum estudo ou qualquer tipo de comprovação científica sobre a eficácia do uso desta e de outras substâncias além do álcool em gel 70% e da lavagem comum com água e sabão.