Famoso em produções cinematográficas, o Pé Grande, também muito conhecido como Sasquatch ou Bigfoot, é uma lenda que ganhou força no início da década de 1950.
Isso aconteceu após o alpinista britânico Eric Shipton publicar uma série de fotografias que mostrava grandes pegadas, na cordilheira Gauri Sankar, no Himalaia.
As pegadas seriam de um animal bípede de cerca de 200 quilos e com até três metros de altura.
Após essa primeira divulgação, surgiram vários casos de relatos de avistamento do temível Pé Grande.
Evidências da existência do Pé Grande
Em 1967, surgiu uma das mais conhecidas evidências de avistamento do lendário animal.
Roger Patterson e seu amigo Robert Gimlin filmaram com uma câmera de 16 mm o que seria o Pé Grande: uma criatura peluda de cerca de 2,3m de altura. O vídeo não é muito nítido, mas dá para identificar o que seria a criatura andando até desaparecer na mata:
Em 2001, o psicólogo Matthew Jonhson divulgou à imprensa um relato sobre um encontro com o Pé Grande nas florestas do Monumento Nacional das Cavernas do Oregon, nos Estados Unidos.
Matthew afirmou que a criatura possuía 2,5m de altura e exalava um cheiro insuportável. O animal teria ficado observando a família do psicólogo à uma certa distância.
Ao ser encontrado pelo guarda do parque, Matthew e sua família estavam aterrorizados.
Teorias científicas sobre o Pé Grande
O Pé Grande seria parente direto do Gigantopithecus. Este primata foi extinto, mas há evidências de que ele era maior que os gorilas e possuía dentes em formato semelhante ao de humanos.
Os dentes desses animais eram vendidos na China como “dentes de dragão”, sendo considerado um amuleto com poder de cura milagrosa.
Provas existentes não são definitivas
Se o Pé Grande é mesmo uma criatura real, ainda não há provas definitivas, já que, mesmo com vários relatos afirmando que o animal foi visto, nenhum espécime foi capturado.
Além disso, mesmo com o avanço da tecnologia e a facilitação do acesso à câmeras fotográficas de alta qualidade, ainda não se têm uma fotografia ou imagem nítida da criatura.
Pelo visto, a lenda do Pé Grande continuará despertando a atenção de curiosos de todo o mundo.