Pedras de Stonehenge foram reaproveitadas, mostra estudo

0

Muitos mistérios cercam o monumento de Stonehenge, na Inglaterra. Um deles agora envolve as pedras menores que fazem parte do complexo.

Situado em Salisbury Plain, no sul do país, Stonehenge é um círculo de pedras construído por um povo antigo, provavelmente como local de cultos religiosos, mas um novo estudo mostrou que ele não foi feito todo a partir do zero.

Feita há cerca de 4,5 mil anos, Stonehenge é formada por enormes pedras de diversos tamanhos. O mistério dessa vez é sobre as menores, chamadas de bluestones, que formam o círculo interno.

Elas pesam entre 2 e 5 toneladas e é sua origem que levanta questões a partir de um novo estudo realizado por pesquisadores da University College of London.

Examinando as bluestones, chegou-se a conclusão de que antes de serem trazidas para Stonehenge, elas faziam parte de outro monumento antigo, conhecido como Waun Mawn, que ficava localizado no País de Gales, a 250 quilômetros de Salisbury. Ele existia pelo menos 400 anos antes do círculo de pedras mais famoso das Grã-Bretanha.

Já se sabia que as bluestones não foram retiradas do entorno de Stonehenge, como as pedras maiores, chamadas sarsen, que saíram de um local a apenas 24 quilômetros do monumento.

No entanto, o uso antigo das bluestones em Waun Mawn, outro monumento antigo conhecido, é a grande surpresa descoberta pelos pesquisadores, que agora buscam entender melhor a trajetória das enormes pedras.

Semelhanças

Waun Mawn fica em Preseli Hills, no País de Gales e em algum momento, já foi um círculo de pedras bem parecido com a própria Stonehenge.

As dimensões são praticamente as mesmas, com 110 metros de diâmetros, e os locais onde ficavam as bluestones são basicamente os mesmos onde elas estão agora em Salisbury Plain.

Uma das hipóteses trabalhadas pelos cientistas é que houve uma grande migração de Gales para o sul da Inglaterra.

Os imigrantes teriam trazido algumas das pedras que lhes eram mais sagradas, usando para isso veículos semelhantes a trenós, permitindo que elas fossem puxadas por animais ou empurradas.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com