As principais informações sobre a Páscoa são amplamente conhecidas do público. Trata-se de uma festividade religiosa que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após de sua crucificação. Atualmente, a data também é comemorada com ovos de Páscoa e se tornou um momento comercial importante em todo o mundo.
No entanto, ainda há muito sobre a Páscoa que você precisa conhecer. Veja:
Por que ‘Páscoa’?
O termo ‘Páscoa’ é derivado do hebraico פֶּסַח (Pesaḥ ou Pesach) e significa ‘passagem’. Tudo a ver com o conceito religioso que envolve a data.
A data
A escolha da data da Páscoa é importante para a determinação das outras festas móveis cristãs. Desde o ano de 325 d.C., a Páscoa é celebrada no primeiro domingo depois da lua cheia após o início do equinócio vernal (a chamada lua cheia pascal), que ocorre em 21 de março. Já a lua cheia não ocorre necessariamente na data correta astronômica. Por isso, a data da Páscoa varia entre 22 de março e 25 de abril.
Ovos de Páscoa
Os ovos de Páscoa são tradicionalmente ligados ao cristianismo. Inicialmente, ovos ocos de galinhas eram pintados com cores bem chamativas e algres, para destacar a ressurreição de Jesus Cristo, visto que ovos são vistos como símbolo de nascimento.
Ovos de chocolate
A tradição dos ovos de chocolate é posterior à dos ovos de Páscoa. No século XVIII, em padarias (pâtissiers) da França, ovos de galinha eram esvaziados e recheados com chocolate. Adultos escondiam os ovos em jardins para que as crianças os encontrassem. A partir do fim do século XIX, ovos passaram a ser fabricados integralmente com chocolate.
Coelhos
Os coelhos passaram a fazer parte da Páscoa a partir do início do século XVIII, na Alemanha, em uma ideia semelhante à imagem de Papai Noel relacionada ao Natal. Um coelho chamado Osterhase seria responsável por trazer ovos coloridos para as crianças na Páscoa, escondendo-os em jardins.
Comércio
A Páscoa é considerada uma das datas mais importantes do comércio, perdendo apenas para Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. O simbolismo garante a relevância da data, pois, muitas vezes, a quantidade de chocolate vendida em um ovo é muito mais cara do que em outros formatos, como barras ou bombons.