Sobreviver a condições extremas da natureza não é algo tão simples quanto parece, mesmo que vários programas de TV sobre sobrevivência digam isso. Na verdade, alguns dos “conselhos de sobrevivência” mais populares que conhecemos, estão totalmente errados, muitas vezes eles podem te colocar ainda mais em risco.
Aqui estão alguns dos mitos mais populares que podem te matar:
Mito 1: Você pode sugar o veneno de uma picada de cobra
Fato: Se uma mordida traz consigo veneno, ele vai entrar imediatamente na corrente sanguínea. Colocar a sua boca sobre a mordida vai apenas inserir mais bactérias na ferida. Fora que sugar uma mordia de cobra, pode simplesmente trazer parte do veneno para sua boca e esôfago.
Se alguém for mordido, tente manter a frequência cardíaca baixa e segure o membro afetado abaixo do nível do coração, até chegar a um hospital ou até que a vitima seja socorrida.
Mito 2: Se você for atacado por um urso, finja-se de morto
Fato: Se uma pessoa der de cara com um urso em uma floresta, a melhor escolha que ela pode fazer é recuar silenciosamente.
Mas no caso de um ataque real, a melhor estratégia de reação irá depender do urso e do tipo de ataque. Mas no geral, a pessoa nunca deve finjir-se de morto, mas sim tentar faze-lo recuar da maneira que puder.
Na maioria dos casos, os ursos atacam para se defender ou para defender seus filhotes. Mas, no raro caso de um ataque predatório, que pode acontecer sem nenhum aviso, a pessoa deve lutar pela sua vida.
Mito 3: Você precisa encontrar imediatamente uma fonte de alimento, caso você fique perdido no deserto
Fato: Não é bem assim. O ser humano comum pode sobreviver por até seis semanas sem comida. A quantidade exata de tempo pode variar, dependendo de quão saudável a pessoa esteja e se ela sofre de algum problema de saúde, mas procurar água e abrigo, com certeza é mais importante do que. inicialmente, buscar alimentos.
Mito 4: O fluido encontrado nos cactos pode te salvar de morrer de sede
Fato: Se você é experiente o suficiente para escolher e diferenciar os tipos de cacto que podem ter água segura para beber, isso pode funcionar.
Mas na maioria das vezes, o fluido encontrado em grande parte dos cactos vai deixá-lo doente, fazendo você vomitar, que por sua vez, fará com que você perca líquido (que é algo precioso para sua sobrevivência), te deixando ainda mais desidratado.
Mito 5: Musgo cresce apenas no lado norte de árvores
Fato: Dependendo das condições ambientais, o musgo pode crescer em todos os lados de uma árvore. Não use essa referência como um norte para sua navegação, caso esteja perdido.