O hábito de fumar se tornou muito popular nos últimos anos. Enquanto em alguns lugares o número de fumantes vêm diminuindo, em outros lugares, o número aumenta cada vez mais. Mas será que você conhece as maiores curiosidades sobre o cigarro e o hábito de fumar?
Confira 34 curiosidades sobre o cigarro e o fumar que você não sabia
- Ele foi o primeiro
- Ramon Page foi o monge que acompanhou Cristóvão Colombo para as Américas. Também é dito que ele foi o primeiro a levar o tabaco à Europa.
- Haja criatividade
- O tabaco era mastigado, inalado como pó, embriagado como chá e ainda consumido como gelatina na América Antiga. Mas, sem dúvida, o tabaco usado para fumar era o mais popular.
- Nada melhor para curar uma DST
- Em meados do século XVI na Europa, o tabaco era usado para curar sífilis.
- Nada melhor que fumar para se secar após o banho
- As reivindicações para os benefícios do tabagismo na Inglaterra do século XVI se baseavam em grande parte na teoria de Galen (d.C. 129-200), que afirmava que o corpo era composto de humores quentes, frios, secos e molhados. A prática de fumar foi vista como um hábito de aquecer e secar o corpo a um estado de vigor.
- O fumo religioso
- É dito que a prática de fumar surgiu em cerimônias religiosas nas Américas e, provavelmente, era restrito apenas para xamãs, médicos e sacerdotes. Tanto na América antiga como na Europa, a fumaça era vista como sagrada e pensada para ajudar a expulsar espíritos e curar doenças.
- Acho que trocaram o significado da palavra “Lei Seca”
- Antes de ser chamado de “fumar”, a prática era conhecida antes do século XVII como “embriaguez seca”.
- Aquele sabor…
- No cigarro é encontrado a ureia, composto químico presente na urina, para dar um sabor extra.
- Origem do nargas
- O tabaco foi introduzido na Ásia e na Índia em meados do século XVII. O narguilé teve suas origens em alguns desses países, quando as pessoas misturavam o tabaco com outras especiarias e, em seguida, fumavam ele em um tubo com água.
- Diabéticos, cuidado
- Um fato que muitos fumantes diabéticos não sabem é que o açúcar e o cacau são frequentemente adicionados aos cigarros.
- A mitologia e suas histórias
- De acordo um mito antigo indiano Huron, uma mulher foi enviada pelo Grande Espírito para salvar a humanidade da fome. De onde tocava com sua mão direita, as batatas cresciam, e onde tocasse com sua mão esquerda, o milho crescia. Quando ela terminou de fazer a terra fértil, se deitou e descansou. O tabaco surgiu, segundo a lenda, no lugar onde ela descansou.
- Punição severa
- Na China, o Imperador Chongzhen (1627-1644) advertiu que “as pessoas comuns que fumavam seriam punidas como traidores”, e o Patriarca de Moscou advertiu, em 1634, que tanto homens quanto mulheres que fumassem teria suas narinas cortadas ou seriam chicoteados nas costas.
- kkkkkkk
- Ben Jonson, escritor Renascentista disse que fumar era o “peido do Diabo”.
- Não foi muito uma boa ideia…
- Em 1920, as mulheres nos EUA começaram a fumar publicamente, quando o cigarro foi adotado pelos anunciantes como um símbolo de igualdade, rebelião e independência das mulheres. O tabagismo mata cerca de 178.000 mulheres nos Estados Unidos anualmente.
- A deusa do tabaco
- O tabaco era visto como a incarnação da deusa Cihuacoatl pelos Incas. Segundo eles, o corpo dela era composto de tabaco. Os sacos de tabaco e as cabaças eram vistos como símbolo da divindade.
- Somente agora? Jura?
- Somente recentemente foi reconhecido, principalmente pelos países ocidentais, que o cigarro é considerado como um grave perigo para a saúde. A taxa de fumantes caiu pela metade nos Estados Unidos desde 1965, de 42% para apenas 26%. A taxa de fumantes nos países em desenvolvimento está aumentando.
- O maior comércio
- O item mais comercializado do mundo é o cigarro.
- Esse nem gostava de fumar
- Sir Walter Raleigh levou seu cachimbo com ele para o andaime quando foi decaptado em 1918.
- O número não está tão alto
- Nos Estados Unidos, a taxa de fumantes do estado de Kentucky é a mais alta com 28,7%. Já a taxa no estado de Utah é a menor com 11,5%.
- Meio controverso
- Vários sites da Internet são dedicados ao fetichismo de fumar. Bastante irônico, porque o hábito de fumar tem sido ligado diretamente à impotência sexual.
- Coitado do bebê
- Mulheres fumantes correm o risco de, não só terem os seus bebês abaixo do peso, como também terem crianças bastantes agressivas.
- Ninguém sabia
- Uma pesquisa britânica mostrou que 99% das mulheres não sabiam da relação que havia entre o tabagismo e o câncer cervical.
- 50 Tons de Câncer
- Existem cerca de dois milhões de agendes químicos na fumaça do cigarro. Mais de 50 provaram causar o câncer.
- Produz mais, tá pouco
- Mais de 5,5 trilhões de cigarro são produzidos anualmente em todo o mundo. Eles são uma receita atraente do governo, já que tantas pessoas o fumam.
- Pelo menos uma causa boa
- O tabagismo é a causa mais evitável das mortes nos Estados Unidos.
- Os mais fumantes
- As taxas de tabagismo são mais elevadas entre aqueles que vivem abaixo do nível da pobreza e aqueles que tem pouca educação.
- Agora multiplica
- Cada cigarro fumado corta cerca de 5 minutos de vida de um fumante. Esse é o tempo médio que um fumante leva.
- Hmmm delícia
- Ambergris (vômito da baleia) foi adicionado aos cigarros para o sabor.
- Aquela fumaça sensual
- Os diretores utilizavam a fumaça do cigarro no início de Hollywood para dar uma atmosfera, mistério e sensualidade nos seus filmes. As empresas de tabaco também pagavam a Hollywood para colocar produtos de cigarros nos filmes populares dos anos 30, 40 e 50.
- Parece que as campanhas não são a toa
- Se alguém para de fumar por 20 minutos, a pressão arterial dela volta ao normal. Dentro de um ano, a chance de ter um ataque cardíaco cai pela metade.
- The Cowboy Killer
- Dois homens que apareceram nas propagandas de Marlboro morreram de câncer de pulmão. Por causa disso, os cigarros da Marlboro ganharam o apelido de “Cowboy Killer”.
- A melhor Liga
- A Liga Anti-Cigarro da América tentou convencer adultos e crianças a não fumarem, e tentou exercer pressão sobre a legislação estadual e nacional contra fumar cigarros. Essa Liga durou apenas alguns anos (1919-1927).
- Homenagem justa
- O nome “nicotina” é uma homenagem a Jean Nicot, o embaixador francês que trouxe o fumo e o tabaco para a corte francesa em meados do século XVI como um remédio.
- O ícone da masculinidade
- Durante a Primeira Guerra Mundial, muitos soldados fumavam. Devido a isso, os cigarros se tornaram um ícone da masculinidade e da virtude cívica.
- Nada melhor que ganhar um cigarro como bonificação
- Durante a Primeira Guerra Mundial, os americanos enviaram cigarros para os soldados como parte do esforço de guerra. Durante a Segunda Guerra Mundial, os cigarros faziam parte das rações dos soldados.
DEIXE UM COMENTÁRIO