Mitos chocantes sobre a eletricidade

0

Muitos séculos de pesquisa e estudo já se passaram desde que Benjamin Franklin conduziu seus experimentos com uma pipa em 1752, mas ainda existem muitos mitos sobre esta forma revolucionária de energia. Pois vamos acabar com esses equívocos, por isso pegue algumas pipocas e continue lendo – você ficará chocado!

As baterias armazenam a carga elétrica dos elétrons

mito-eletricidade
Pergunte a si mesmo: “O que é uma bateria?”. Uma resposta muito comum é que uma bateria armazena eletricidade, ou talvez algum tipo de elétrons livres que “flutuam” dentro. No entanto, isso está longe de ser verdade.

Dentro de uma bateria há um líquido químico conhecido como eletrólito, armazenado entre dois terminais conhecidos como eletrodos (os lados positivo e negativo de uma bateria). Quando uma bateria é conectada a um dispositivo (uma lanterna, por exemplo), o eletrólito é quimicamente transformado em íons, e os elétrons são descarregados do eletrodo positivo. Os elétrons são atraídos pelo lado negativo, mas entre os terminais está o dispositivo (neste caso, a lanterna), e nesse mecanismo de atrair os elétrons para o lado negativo, é quando os elétrons dão potência para o dispositivo, que consequentemente faz a lanterna ligar.

A corrente elétrica depende da espessura do fio

mito-eletricidade-2
Um equívoco comum sobre a corrente de eletricidade através de fios é que os fios mais grossos permitem mais corrente elétrica para viajar através dele, uma vez que há um caminho mais amplo e menos resistência. Tecnicamente, isso parece certo: uma estrada de quatro pistas permitirá que mais carros passem em um determinado momento, do que uma estrada de uma pista só.

No entanto, a corrente elétrica se comporta de maneira diferente. A corrente elétrica pode ser comparada a um rio: em um ponto largo, o rio é lento e calmo; em um ponto mais estreito, a corrente flui muito mais rápido, mas a quantidade de água é a mesma em qualquer um dos pontos.

A eletricidade tem massa ou peso zero

mito-eletricidade-3
Uma vez que é impossível ver a eletricidade a olho nu, é fácil supor que a ela é simplesmente a energia que flui do ponto A ao ponto B e não tem massa ou peso. De certa forma, isso é verdade: uma corrente elétrica – assim como a corrente de um rio – não tem massa ou peso. No entanto, a eletricidade não é apenas uma forma de energia invisível, mas sim o fluxo de partículas carregadas – elétrons – que tem massa e peso.

Veja também:   Por que imprimir mais dinheiro não é a solução para a economia

Infelizmente, é muito difícil dizer qual é este peso, uma vez que é minúsculo e o circuito é circular, por isso nunca há um acúmulo perceptível de elétrons em qualquer lugar. Finalmente, o fluxo real de partículas carregadas não é maior do que alguns centímetros por segundo, como você verá mais adiante.

Os choques de baixa tensão não são perigosos

mito-eletricidade-4
Garfos e tomadas são uma grande preocupação para os pais com crianças pequenas, mas eles não hesitam em entregar as pilhas de seus filhos para colocar em seus brinquedos. Apenas tensões elevadas são perigosas, certo? Errado!

Em vez de tensão, é a corrente elétrica (medida em amperes) que tem o poder de matar e causar danos às pessoas. Nas condições certas, mesmo uma bateria de 12 V, como uma bateria de carro, pode causar sérios danos e, em casos extremos, a morte.

Objetos de madeira e borracha são bons isolantes

mito-eletricidade-5
Ao fazer qualquer tipo de trabalho elétrico ao redor da casa, a primeira abordagem da maioria das pessoas é tirar quaisquer joias e colocar luvas e sapatos de borracha. Embora este seja um bom começo, eles não são suficientes para evitar um acidente. Salvo alguma indicação contrária, a maioria dos eletrodomésticos comuns são condutores em certo grau, ao invés de isolantes.

A borracha pura sim é um excelente isolador, porém a maioria dos sapatos, luvas e outros itens de borracha, raramente são de borracha pura. Geralmente são misturados com aditivos para a resistência e durabilidade. Mesmo a madeira pode ser um condutor certas condições.

Veja também:   Chupa-cabra existe? Cientista revela a verdade sobre a lenda

Geradores criam eletricidade

mito-eletricidade-6
Um gerador de energia é talvez o melhor item que qualquer um pode ter em dia chuvoso: ele gera eletricidade!

Um gerador transforma energia mecânica em energia elétrica. Quando o gerador opera, faz com que os elétrons presentes nos fios e no circuito fluam através do circuito. Pense nisso dessa maneira: um coração não cria sangue, mas sim bomba ao longo das veias em corpo. Da mesma forma funciona um gerador, que apenas facilita o fluxo de elétrons, mas não cria.

Correntes elétricas são apenas fluxo de elétrons

mito-eletricidade-7
Embora a eletricidade possa ser conhecida apenas como “o fluxo de elétrons através de um condutor”, isso não é inteiramente verdade. O tipo de fluxo de corrente elétrica através de um condutor, depende unicamente do condutor específico.

Por exemplo, no caso de plasmas, lâmpadas de néon, lâmpadas fluorescentes e flashes, há a inteligente combinação de fluxo de elétrons e prótons. Em outros condutores – como eletrólitos, água salgada, gelo sólido e ácido de bateria – o fluxo elétrico composto de íons positivos de hidrogênio, que é uma forma de eletricidade também.

A eletricidade viaja na velocidade da luz

mito-eletricidade-8
A maioria das pessoas associa a eletricidade com o relâmpago em uma idade muito precoce, e assim vem o equívoco de que elétrons e eletricidade se movem da velocidade da luz. Embora seja verdade que a onda eletromagnética de energia viaja ao longo de um condutor entre 50% a 99% da velocidade da luz, é importante saber que os elétrons reais se movem de forma muito mais lenta (não mais do que alguns centímetros por segundo).

Da mesma forma, quando você ouvir um som de 1.000 pés de distância, a pressão do ar em seu ouvido não são as moléculas deslocadas da fonte, mas sim uma onda de compressão ondular que chegou até você através de todas as moléculas de ar.

Os cabos aéreos de eletricidade são isolados

mito-eletricidade-9
A maioria dos fios e cabos com que entramos em contato, como os carregadores de dispositivos eletrônicos, cabos de alimentação de lâmpadas e etc, são fortemente isolados com borracha ou plástico. Uma suposição inocente a se fazer é que os cabos aéreos de alta tensão também são isolados. Os pássaros podem ficar sobre eles, então eles devem ser inofensivos, certo? Errado!

Veja também:   Pasta nuclear: conheça o material mais duro já encontrado no universo

A única razão pela qual os pássaros não são eletrocutados é porque eles não tocam o chão enquanto estão no cabo; como resultado, não há desequilíbrio de carga e nenhum fluxo de elétrons. Uma vez que o isolamento é muito caro, a maioria das linhas aéreas de alta tensão estão sempre à mostra e podem ter correntes que podem ir de 1.000 volts até 700.000 volts executando através deles em qualquer de uma de suas partes.

A Eletricidade estática é diferente da tomada de eletricidade

mito-eletricidade-10
Eletricidade estática é algo divertido para brincar – esfregar os pés em um tapete por um tempo e depois vá apertar a mão de alguém; pronto, você fez um novo amigo. Indiferentemente de eles gostarem da sua brincadeira ou não, o caso é, eles pensam que a eletricidade estática é diferente da corrente que alimenta nossas vidas diárias. No entanto, a única diferença entre corrente elétrica e eletricidade estática é que um é um fluxo constante, enquanto o outro é uma equalização instantânea.

A corrente elétrica em tomadas são um campo de energia eletromagnética que está esperando para ser transferido por um condutor através de elétrons, como um cabo de alimentação. Uma vez conectado, a corrente é constante e permanece constante até que o cabo seja desconectado. Por outro lado, a eletricidade estática ocorre quando dois condutores com cargas diferentes se aproximam um do outro. Quando o espaço entre eles – conhecido como um espaço isolante – fica pequeno, a carga faz uma ponte sobre o espaço, formando o arco de eletricidade à medida que as duas cargas se igualam.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com