É provável que exista, em algum lugar da sua casa, pelo menos um celular velho, quebrado ou desatualizado que você planeja jogar fora algum dia. Mas segundo um recente estudo, há uma alternativa melhor para a reciclagem destes aparelhos. A ideia é usar suas baterias para fornecer iluminação.
Em média, um celular é substituído a cada dois anos. No entanto, a bateria de íon de lítio ainda está boa o suficiente para fornecer energia por cerca de cinco anos. Isso significa que o dispositivo é jogado fora ou reciclado, enquanto ainda tem três anos de vida – mais do que suficiente para armazenar energia para lâmpadas solares de LED, como o pesquisador Boucar Diouf, da Universidade Kyung Hee, em Seul, descobriu.
Durante os testes, uma única bateria de íon de lítio foi capaz de manter uma lâmpada solar de 1 Watt acesa por pouco mais de três horas. Ao trocar a lâmpada por uma de 0,5 Watt, que ainda fornece luz suficiente para leitura e escrita, o sistema durou seis horas.
Mas o teste ainda foi além. Boucar Diouf construiu um sistema de 12 volts com três baterias, uma lâmpada de 5 Watts e um painel solar por menos de US$ 25. Essa energia seria suficiente para iluminar uma sala durante cinco horas por dia, durante três anos, sem a necessidade de qualquer manutenção.
Veja o sistema com a bateria de celular antigo funcionando:
Assim que a bateria morrer, o painel solar ainda estará funcionando bem. Dessa forma, o usuário pode simplesmente fazer a troca por uma nova.
A bateria descarregada pode ser reciclada para o recolhimento de metais. Lâmpadas solares também poupam bastante emissão de carbono. Quando uma bateria de um celular é reciclada, cerca de 130 g de gás carbônico não serão emitidos no ambiente diariamente.
A descoberta é excelente, mas como se trata de uma solução ambiental, a parte mais difícil será colocá-la em prática e criar uma infraestrutura para tornar mais fácil essa coleta de celulares antigos.