Afinal, por que não sentimos a Terra girar? A ciência explica

1

A não ser que você seja um terraplanista, todos sabemos que a Terra está em um movimento de rotação constante, não é mesmo? Nosso planeta chega a alcançar uma velocidade de 1.675 km/h, ou 465 m/s, enquanto gira. Mas afinal, por que nós não sentimos esse movimento? A resposta é mais simples do que você imagina.

Nós não sentimos a Terra girar graças à famosa Lei da Inércia na física. No fundo, todos nós estamos girando com o planeta há milhares de anos, com a mesma velocidade angular e a mesma direção.

Se você ainda não entendeu, vamos citar o exemplo de um carro. Se ele está andando a velocidade de 50 km/h, não somos jogados para o fundo do veículo. Como estamos dentro dele, também estamos viajando na mesma velocidade. A lei também explica o motivo de sermos jogados para frente após uma freada brusca.

E não é apenas nosso planeta que está girando sem parar. A Via Láctea, galáxia em que nós nos encontramos, também gira a todo instante e chega a percorrer em torno de 250 km em um único segundo.

E agradeça e muito a influência da Lei da Inércia nesse momento. Se a Terra parasse de girar de repente, não apenas nós, mas qualquer tipo de estrutura presente na superfície da Terra sairia voando a 1.675 km/h. Nem é preciso dizer que isso teria consequências catastróficas e ninguém sobreviveria para contar a história, não é mesmo?

Além disso, você sabia que a velocidade de rotação do planeta diminui um pouco a cada dia? Ou seja, todo santo dia, a Terra demora um pouco mais para completar uma volta. No entanto, a diferença chega a ser praticamente irrelevante: apenas dois milésimos de segundo a mais para o planeta dar uma volta em seu eixo.

Por fim, o movimento de rotação do planeta também influência correntes marítimas e de ar. Por exemplo, na Força inercial de Coriolis, as massas de ar não se movem em linha reta, mas sim em curva. Por conta desse fenômeno que furações surgem de vez em quando.



Veja também:   Mancha vermelha em Júpiter é um furacão gigantesco do tamanho da Terra

Discussion1 Comentário

  1. Ou seja tem uma direção que podemos pular mais longe… Ou pular menos, caso você pule em direção a rotação terrestre. Mas claro, coisa de milímetros.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com