África: falha encontrada no Quênia pode dividir continente africano em dois

0

O nosso planeta ainda continua intrigando muita gente por aí, especialmente geólogos e professores de geografia. E a mais nova notícia desse meio pode modificar a Terra em alguns milhões de anos: uma enorme falha, de diversos quilômetros, apareceu recentemente na África, precisamente no sudoeste do Quênia, e já levanta a especulação de que o continente africano pode se dividir em dois no futuro.

Primeiramente, precisamos te relembrar das placas tectônicas, localizadas na litosfera da Terra, que todos sabemos que se movem com certa frequência e acabam causando o surgimento de terremotos. Ainda se discute os motivos desse movimento, mas a verdade é elas também podem se romper com o passar do tempo e resultar nessas imensas falhas.

O Rifte Africano Oriental é um desses exemplos. Ele tem início no Golfo de Aden e se estende até o norte do Zimbábue, que já fica no sul da África. E agora, sua presença ficou ainda mais evidente com o aumento dessa falha que foi notada no Quênia, que casou o colapso de uma das rodovias mais importantes do país.

Possível divisão

O Rifte Africano Oriental é quase único no planeta por conta de seus diferentes estágios. No sul, onde a falha ainda é jovem, a atividade ainda é bem limitada. Já na região de Afar, na Etiópia, o rifte é completamente coberto com rochas vulcânicas, por exemplo.

Isso sugere que nesse local, a litosfera já está tão fina que poderia quebrar por completo. Se isso realmente acontecer, pode formar um novo oceano por conta da solidificação do magma a partir do espaço criado por essa divisão.

Como resultado dessa quebra, o continente africano se tornará menor e uma imensa ilha no Oceano Índico pode surgir. Assim, países como Somália, Etiópia, Quênia, Tanzânia e Moçambique começariam a fazer parte desse mais novo continente do planeta.

Mas isso não chega a ser motivo de alarde, já que esse processo ocorre aos poucos, sem que ninguém sequer perceba.

DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com