Já imaginou como seria comer insetos? E não é como desafio ou brincadeira sem-noção de criança, mas, sim como opção de fonte de proteína.
Os produtos à base desses animais estão fazendo cada vez mais sucesso entre os europeus. Insetos cultivados em criadouros higienizados na Suíça, Áustria e Bélgica são moídos e transformados em uma farinha e misturados em uma massa com temperos e outros ingredientes. Depois, são moldadas em formato de hambúrgueres e almôndegas.
A fabricante dos produtos à base de insetos, chamada Essento, que comercializa os alimentos na Suíça, desde agosto do ano passado, defende que eles são gostosos, saudáveis e sustentáveis.
“Para se produzir um quilo de carne são necessários 15 mil litros de água e dez vezes mais ração do que seria necessário para alimentar insetos que produzissem a mesma quantidade de proteínas”, explicou Melchior Füglistaller, representante da empresa Essento, fabricante dos produtos, em entrevista concedida ao site da BBC.
Com foco no conceito de sustentabilidade no consumo e apelo gourmet, a marca pretende atingir especialmente os jovens. “O que queremos é abrir um novo mundo de possibilidades culinárias para nossos consumidores e convencê-los de que esses animais são realmente deliciosos”, afirmou o representante da Essento.