Aquecimento global com esse frio? Sim! Saiba por que é possível

1

Os invernos continuam frios de forma geral e alguns lugares ainda batem recordes de baixas temperaturas. Mas e o aquecimento global? Não se engane, ele continua acontecendo, mesmo que as vezes pareça que o mundo vai congelar ao invés de esquentar. Para entender por que isso acontece, é preciso diferenciar dois termos que parecem ser sinônimos, mas não são: tempo e clima.

Tempo e clima podem parecer dois termos que se referem à mesma coisa, mas não são. A diferença básica entre os dois é que o tempo demarca algo mais a curto prazo. “Quando esfria localmente, como em Curitiba ou São Paulo, onde às vezes usamos roupa de frio e calor no mesmo dia, essas pequenas mudanças rápidas ou até fora de época não são características do clima, mas do tempo”, explica André Ferretti, coordenador-geral do Observatório do Clima.

Já o clima, geralmente diz respeito às características de um lugar a longo prazo. É como dizer que a Sibéria é fria, como explica Ferretti. O clima se refere a características mais gerais de um lugar, que dependem de uma série de outros fatores. E é de questões de clima, e não de tempo, que estamos tratando quando falamos de aquecimento global, por mais que esteja frio.

“Na média, estamos em fase de aquecimento, e quando o planeta aquece ele acaba modificando as correntes marítimas, as correntes de ar; isso pode fazer com que alguns pontos do planeta esfriem”, diz Ferretti.

Veja também:   Tunguska brasileiro: saiba o que foi e como ocorreu o evento de Curuçá

O tamanho do problema

O aquecimento global é uma realidade desde o início da Revolução Industrial, no final do século XVIII. Desde essa época, a temperatura média do planeta aumentou em cerca de 1 grau e com a aceleração da emissão de gases estufa e outras ações, a tendência é que esse aquecimento aumente de forma exponencial.

Medidas como o Acordo de Paris, assinado por 194 países em 2015, visam fixar uma meta para limitar o aquecimento global. Recentemente os Estados Unidos, um dos países que mais poluem no mundo, se retiraram do acordo, o que acendeu um alerta em toda a comunidade internacional.

Outros países, como o Brasil, já se mostraram insatisfeitos com alguns pontos do acordo e já sinalizaram uma possível saída, o que pode colocar a Terra inteira em risco.



Discussion1 Comentário

  1. Esse papo de aquecimento global é conversa pra boi dormir, para engambelar governos otários e impedir o desenvolvimento econômico de outros países. Aquecimento global, ah, conta outra!

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com