Na última terça-feira, 16, a região da Yakutia, na Rússia, teve temperaturas extremamente baixas, chegando a -67º C. O frio extremo fez com que as aulas fossem canceladas em todas as escolas da região.
A população da região está acostumada com temperaturas de até 40 graus negativos, mas dessa vez o frio foi tão extremo que as autoridades cancelaram as aulas e aconselharam as pessoas a ficar em casa.
Apesar de ser incomum até para os padrões da região, os 67 graus negativos não causaram grande alvoroço para os moradores. Nem mesmo os veículos de comunicação da Yakutia deram grandes manchetes sobre o frio, embora a TV estatal da Rússia tenha mostrado a imagem de um termômetro que estourou por não conseguir marcar temperaturas tão baixas.
No último fim de semana, dois homens morreram congelados tentando chegar até uma fazenda, já que seu carro tinha quebrado. As autoridades afirmam que todas as cidades da região possuem geradores de emergência e aquecedores funcionando.
A região da Yakutia faz parte da Sibéria, região maior que engloba porções do norte e nordeste da Rússia e conhecida por ser a região habitada mais fria do planeta. O recorde histórico do lugar pertence à vila de Oymyakon, que registrou 71 graus negativos em 2013.
Esquentando o Twitter
Embora seja só mais um dia na Sibéria, a temperatura é absurda para a maior parte do mundo, tanto que o assunto esteve entre os trending topics do Twitter. As reações variam de piadas de brasileiros até russos divulgando fotos e vídeos de várias regiões do país, que enfrenta um inverno bastante rigoroso. Confira algumas: