Um espaço de 24.800 acres a 45 minutos de Phoenix, capital do Arizona, em breve dará lugar a uma cidade inteligente. O projeto é de uma das empresas de Bill Gates, a Belmont Partners. A cidade, que levará o nome de Belmont, terá um investimento de 80 milhões de dólares por parte do grupo cujo proprietário é Gates.
Segundo um release lançado pela Belmont Partners, a cidade inteligente “criará comunidade pioneira com comunicação e infraestrutura que vai englobar tecnologia de vanguarda, criada em conjunto com redes digitais de alta velocidade, centros de dados, novas tecnologias de manufatura e modelos de distribuição, veículos autônomos e eixos de logística autônomos”.
A cidade será construída com a intenção de ser um centro de criação e testes de novas tecnologias. Há uma proposta para que uma estrada ligando Phoenix diretamente a Las Vegas passe por dentro da cidade inteligente, criando um fluxo intenso que ajudaria no desenvolvimento da cidade.
O plano é similar ao de uma cidade planejada comum. 3.800 acres serão destinados a escritórios e comércio, enquanto 470 acres abrigarão escolas públicas. A maior parte do espaço será reservada para a construção de residências.
Cidades do futuro
Cidades inteligentes tratam-se de espaços urbanos com um tipo de gestão que visa o desenvolvimento tecnológico e sustentável. Servem como centros de experiência de novas tecnologias que são aplicadas no dia-a-dia, como objetos inteligentes, conceito conhecido como “a internet das coisas”.
As decisões governamentais e da gestão do espaço urbano geralmente são tomadas por algoritmos que levam em conta vários fatores da vida naquele espaço.