Pequenos buracos negros podem existir dentro de estrelas de nêutrons

0

Alguns cientistas especulam que a matéria escura do universo surge a partir de pequenos buracos negros. E eles podem estar dentro de estrelas de nêutrons, segundo um novo estudo.

A existência desses buracos negros menores seria muito curta, e por isso, eles nunca foram observados. No entanto, existindo no interior das estrelas de nêutrons, sugando-as de dentro para fora, eles poderiam viver por mais tempo.

O novo estudo sugere essa hipótese, localizando os buracos negros dentro das estrelas de nêutrons, como uma das possíveis formas de surgimento de matéria escura no universo.

Especula-se que esse tipo de matéria seja resultado de alguns dos primeiros acontecimentos pós-Big Bang, vindo de objetos que os cientistas chamam de buracos negros primordiais.

A hipótese é chamada de buraco negro “parasita” e tem ao menos duas possibilidades. A primeira delas diz que o buraco negro seria “capturado” por uma estrela de nêutrons, passando a existir dentro dela e sugando sua energia.

A segunda diz que a matéria escura em si é sugada para dentro da estrela e lá, se agrupa dando origem a um buraco negro de tamanho pequeno, mas de grande importância.

Segundo os cálculos do estudo, com algumas variações de tamanho da estrela de nêutrons e do buraco negro, a estrela seria consumida em um tempo mais ou menos semelhante a idade do universo.

Isso sugere que os buracos negros primordiais não tenham simplesmente desaparecido, mas estejam dentro dessas estrelas de nêutrons.

Matéria escura

Matéria escura é o nome dado pelos cientistas a um tipo de matéria que parece não ser detectável por nós no universo.

Sabemos de sua existência por seus efeitos gravitacionais, já que a quantidade de matéria conhecida não bate com a quantidade de gravidade que existe no universo.

Estima-se, dessa forma, que entre 75 e 80% de toda a matéria do universo seja matéria escura.

Entender o que ela é, ajuda a entender também a formação do universo, bem como seu funcionamento atual. Os buracos negros são os primeiros suspeitos sobre a origem da matéria escura.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com