Estudo aponta que cachorros interagem melhor com pessoas do que com outros cães

0

Os milênios foram passando e a relação entre os cachorros e os seres humanos foi tornand0-se cada vez mais íntima. Já faz cerca de 20 mil anos que nossos melhores amigos começaram a ser domesticados.

Depois de tanto tempo, nós já conseguimos transformar bastante suas características e até mesmo sua genética.

Os seres humanos conseguiram ser tão transformadores na evolução dos cães que, nos dias de hoje, eles já não são mais capazes de interagir muito bem com outros da mesma espécie. Em compensação, são ótimos em interações com humanos!

Essa conclusão foi obtida por Sarah Marshall-Pescini, da Universidade de Viena. Em seu estudo, ela testou e comparou a capacidade cooperativa de cães domésticos e lobos selvagens.

“Uma hipótese é que, durante o curso da domesticação, os cães adquiriram um temperamento doméstico, mostrando uma maior tolerância e inclinações cooperativas [com humanos]em comparação com os parentes do lobo. No entanto, enquanto os lobos dependem fortemente da cooperação para a caça, a criação de cachorros e a defesa territorial, a confiança dos cães na cooperação é muito reduzida”, revela um dos trechos do artigo que apresentou os resultados do estudo.

Cachorros x lobos

A realização da pesquisa foi bastante simples. Lobos e cães foram agrupados em jaulas e neste ambiente havia uma bandeja repleta de alimentos, mas em um ponto inacessível.

A bandeja só podia ser alcançada pelos animais por meio de duas cordas que precisavam ser puxadas exatamente ao mesmo tempo para que o alimento caia.

Veja também:   Geronimo! Por que as pessoas gritam isso ao pular de lugares altos?

Os lobos foram altamente bem sucedidos na tarefa, enquanto os cães se deram super mal.

Resultados

O estudo conclui, então, que os cães domesticados desenvolveram habilidades cooperativas maior entre diferentes espécies. Já os lobos se tornaram mais capazes de cooperar entre si.

O trabalho lembra que cerca de 80% dos cães no mundo são livres. Ou seja, não são animais de estimação. Mesmo assim apresentam comportamento isolado. Vivem solitários e procuram comida em ambientes no qual há resíduos de humanos. Por outro lado, os lobos vivem em grupos familiares e dependem uns dos outros para caçarem.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com