Canhotos são mais talentosos do que destros? A ciência explica

0

Muitas dos considerados gênios da humanidade, em diversas áreas, são canhotos. Mas será que a mão que se usa para escrever tem mesmo alguma relação com isso? A ciência explica se nomes como Leonardo Da Vinci, Mark Twain, Mozart, Marie Curie, Nicola Tesla, Aristóteles, Bill Gates e Lionel Messi são tão incríveis porque são canhotos ou se não é algum efeito inverso disso.

Estima-se que entre 10 e 13,5% da população mundial seja formada por canhotos, incluindo aí os ambidestros, o que torna o cálculo mais difícil. Mas falando em cálculos, aparentemente é aí que os canhotos se destacam. Acontece que as regiões do cérebro responsáveis pelos movimentos e uso predominante de um lado ou outro são as mesmas regiões responsáveis pela cognição. Essa região, mais especificamente, é o hemisfério direito do cérebro, que também comanda o raciocínio lógico, de forma geral.

Dessa forma, os canhotos teriam essa região mais desenvolvida, proporcionando uma maior aptidão a resolver problemas e lidar com funções lógicas, cálculos, operações matemáticas e similares, enquanto as áreas mais “humanas” seriam dominadas pelos destros, que tendem a ter o outro hemisfério do cérebro mais desenvolvido. Não se trata de uma regra, mas pode ser um indício importante da habilidade acima da média que alguns canhotos apresentaram ao longo da história.

A genialidade está no meio

Mas e quanto aos gênios da humanidade? Os canhotos se destacaram e se destacam em várias áreas, não só as ligadas a lógica. Isso pode ser fruto de um processo de adaptação do cérebro, já que a grande verdade, é que vivemos em um mundo projetado para destros. Carros, máquinas e diversos acessórios e objetos do dia-a-dia são projetados para quem usa mais o lado direito e isso pode estar forçando-os a se adaptar.

Veja também:   Dieta a base de batata frita deixa adolescente cego; entenda

Os canhotos possuem, em sua maioria, um corpo caloso maior do que o dos destros. Esse corpo caloso é a substância ou região central do cérebro, responsável por ligar os dois hemisférios. No caso dos canhotos, o fato de precisarem se adaptar em vários momentos, pode estar desenvolvendo esse corpo caloso e aumentando a ligação entre os dois lados do cérebro, o que resultaria em um processamento de informações otimizado. Dessa forma, eles estariam exercitando os dois hemisférios, enquanto os destros usam mais um dos lados.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com