Moradores do Ceará e outros estados do nordeste ficaram impressionados com um clarão no céu noturno nesta segunda (23).
O óvni foi filmado e embora tenha causado muita confusão no início, foi confirmado que se tratava de um foguete da agência espacial chinesa que passou sobrevoando essa região do Brasil.
O objeto tem como destino final a superfície da Lua e provocou um belo espetáculo.
Além do Ceará, registros também foram feitos nos estados da Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte. Apesar de causar um estranhamento no início, dados da rota de lançamento do foguete chinês batem com o que foi visto nos céus do nordeste brasileiro.
Apesar de um medo inicial de se tratar de algum tipo de ovni, o fenômeno noturno criou bastante expectativa, principalmente nas redes sociais.
Veja alguns registros:
De acordo com os astrônomos, o tempo de permanência no céu do objeto, registrado por muitas pessoas, é comum, já que a trajetória de saída da atmosfera terrestre em direção ao satélite é complicada.
O rastro que pode ser visto, que se assemelha a cauda de um cometa, é na verdade fruto da condensação dos gases do combustível do foguete, se dissipando na atmosfera.
Em um ano onde óvnis e coisas estranhas no céu parecem estar sendo mais comuns do que em outras épocas, pelo menos esse mistério foi solucionado com facilidade por pesquisadores e autoridades de astronomia.
A missão chinesa
O foguete foi lançado pela agência espacial chinesa com uma missão que promete colocar o país em boa posição na corrida espacial.
Ele deve retornar à Terra trazendo fragmentos de rochas lunares, o que não acontece há aproximadamente 40 anos. Essas rochas serão analisadas e fazem parte de um plano ainda maior.
A China pretende explorar a água existente em forma de gelo na superfície lunar. A ideia é criar uma base no satélite que serviria como uma espécie de porto espacial, de onde missões mais longas sairiam.
A água seria usada na fabricação de combustível para naves.