A ciência do medo: por que as pessoas adoram ficar assustadas?

0

Filmes e livros de terror continuam fazendo sucesso em todo o mundo. O susto, o medo e os calafrios ainda atraem as pessoas, mas por que todos adoram ficar assustados? A ciência tenta explicar como funciona a conturbada relação entre o ser humano e aquele arrepio na espinha ou o susto que acelera o coração, mas consegue ao mesmo tempo causar uma sensação boa.

A pesquisadora Margee Kerr, da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, fez essa pergunta e tentou entender esse prazer, por vezes bizarro. Quando questionava as pessoas sobre isso, sempre recebia as respostas padronizadas “porque é legal”, que geralmente vinham com explicações associadas à adrenalina e emoção.

Porém, Kerr se uniu ao neurocientista Greg Siegle, da mesma universidade, e juntos eles estudaram uma atração de horror de um parque de diversões. 262 pessoas que entraram na “casa mal assombrada” responderam questionários e tiveram sua atividade cerebral monitorada durante o passeio e foi possível descobrir que passar medo envolve muito mais do que adrenalina.

Os participantes relataram na saída que se sentiam mais felizes, em parte pelo alívio em ter se livrado dos monstros, que os agarravam e provocavam. Observando a atividade cerebral, os pesquisadores perceberam que o medo causava um “desligamento” de uma parte do cérebro relacionada a preocupações e outros tipos de inseguranças. Os efeitos foram comparados até mesmo a alguns tipos de meditação.

Quanto mais gente, melhor

Os pesquisadores concluíram que qualquer experiência assustadora ou causadora de medo é mais eficiente quando é vivida em grupo. Tanto os benefícios quanto os sustos em si parecem surtir mais efeito quando mais pessoas estão envolvidas, então é sempre uma boa idéia chamar um amigo para assistir a um filme de terror, seja pensando no estudo ou no medo mesmo.

Veja também:   O que acontece com nossa boca se deixarmos de escovar os dentes?

No entanto, os cientistas afirmam que algumas pessoas simplesmente não alcançam o mesmo resultado por não gostarem de experiências aterrorizantes. Dessa forma, é melhor selecionar os amigos que pretende levar para ver aquele filme assustador.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com