Cientistas descobrem novo pigmento de forma acidental

0

Pigmento é um tipo de material que modifica a cor da luz refletida, em função de uma absorção seletiva. Neste caso, diferente de fluorescência ou fosforescência, não é o objeto que emite a luz.

A cor, por sua vez, é provocada por ações de feixes de fótons sobre células da retina. A percepção visual não é uma exclusividade dos seres humanos, mas temos, de fato, capacidade maior para distinguir cores.

A ciência tem dezenas de novas descobertas diariamente. Das mais importantes às consideradas mais banais. Pode parecer bobagem, mas pesquisadores descobriram, em 2009, um novo pigmento que agora está prestes a entrar no mercado.

Chamado de YinMi Blue, o pigmento tem a coloração azul e representa uma tonalidade considerada “quase perfeita” pelos pesquisadores do Departamento de Química da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos. De acordo com o acadêmico e líder do estudo, Mas Subramanian, o resultado foi obtido acidentalmente após um estudante submeteu manganês, índio e ítrio a cerca de 1,2 mil graus centígrados.

Veja o YinMi Blue:

YinMi Blue pigmento cor

A cor foi considerada incrível, mas o intuito do estudo era descobrir um novo condutor de eletricidade. Mas Subramanian afirmou, em entrevista à BBC, que a descoberta só foi notada porque ele trabalhou para uma empresa de tintas durante um tempo. “Notei que havíamos encontrado um ótimo pigmento”, disse.

Características do novo pigmento

Algumas características do YinMi Blue são satisfatórias. A principal, de acordo com Mas Subramanian, é a reação do pigmento ao calor. “O YInMn Blue pode refletir o calor. Logo, se for usado para pintar edifícios ou carros, pode mantê-los mais frescos”, afirmou o pesquisador.

A origem do pigmento ainda é desconhecida. As cores naturais dos materiais utilizados na composição são pretas e brancas. Subramanian diz que é difícil obter uma coloração azul, porque é necessário absorver todo o vermelho que há no composto.

A durabilidade do YinMi Blue também chamou a atenção. O estudo aponta que a coloração não desbota, o que é ótimo para a produção de produtos de longa duração para o nosso dia-a-dia.

Comercialização

Apesar de ter sido descoberto em 2009, o YinMi Blue é tratado como novidade. O motivo é meramente comercial: só agora o pigmento deve começar a ser comercializado às grandes indústrias.

Mas Subramanian afirma que a descoberta também serviu para estimular sua equipe a descobrir novas colorações. “Quem sabe o que poderemos encontrar?”, disse, de forma emblemática.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com