Cientologia: o que acontece quando crença e ficção se confundem

0

A cientologia é muitas vezes associada a famosos e milionários excêntricos, mas é uma religião que conta com um número significante de adeptos. O credo conta com mais de 10 mil igrejas onde a palavra do criador da fé, o escritor americano L. Ron Hubbard, é divulgada em 165 países. Mas no que acredita essa religião que tem cara de filme de ficção científica?

A religião foi fundada em 1954 por Hubbard, que era um escritor de ficção científica, o que explica muita coisa sobre os principais elementos da crença. Basicamente, para eles, o ser humano é formado por corpo, mente e thetan, que seria um espírito independente dos dois primeiros. A origem dos thetans é um dos elementos mais importantes da doutrina e explica como chegamos até aqui.

Tudo começou há 75 milhões de anos, com um problema de superpopulação na galáxia. Foi nessa época que Lord Xenu, expulsou os habitantes em excesso dos planetas que ele controlava. Para liquidar a parte da população que estava “sobrando”, ao melhor estilo Thanos, dos filmes da Marvel, Lord Xenu enviou milhões de seres como prisioneiros para a Terra, em aviões muito similares aos que temos hoje. Esses sobreviventes eram jogados em vulcões, junto com bombas atômicas.

Os thetans seriam as almas desses condenados, que ficaram vagando pela Terra até o surgimento do homo sapiens. Eles teriam começado então a causar tormento para os primeiros hominídeos da nossa espécie e continuam fazendo isso até hoje. A missão da cientologia é livrar as pessoas desses fantasmas extraterrestres de milhões de anos.

Veja também:   Sinestesia: como é viver com os sentidos ‘misturados’

É sério?

Embora a narrativa tenha todo o jeito de uma história de ficção científica, pelo motivo já explicado, a cientologia é levada a sério por muita gente, inclusive por famosos. Celebridades como Tom Cruise, John Travolta, Priscilla Presley e outros, fazem parte dos membros chamados de “clear”, palavra usada para designar os adeptos que realizaram os cursos e sacramentos necessários.

As igrejas realizam todos os sacramentos clássicos como casamentos, batizados e ritos funerários. Existem capelães e sacerdotes que oferecem sermões sobre a obra de Hubbard e ministram os cursos que permitem que o iniciado vá galgando importância dentro da crença. Existem três igrejas da cientologia no Brasil, todas na região metropolitana de São Paulo.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com